01/08/2023 às 17h57min - Atualizada em 02/08/2023 às 00h01min

EBC apresenta nova marca e identidade visual de seus veículos

Projeto busca traduzir a diversidade brasileira e os conteúdos produzidos e veiculados pelas emissoras. A tipologia, cores e símbolos trazem mais leveza e proximidade da marca com o público.

Agência Brasil Geral
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/ebc-apresenta-nova-marca-e-identidade-visual-de-seus-veiculos

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tem uma nova marca. A identidade visual da empresa e dos seus quatro veículos – TV Brasil, Rádio Nacional, Rádio MEC e Agência Brasil – foi lançada nesta terça-feira (1º). 



O projeto foi desenvolvido pelos profissionais da casa e busca traduzir a diversidade brasileira e os conteúdos produzidos e veiculados pelas emissoras. A nova identidade conecta os veículos, respeitando a vocação individual de cada um. A tipologia, cores e símbolos trazem mais leveza e proximidade da marca com o público.  



A campanha da nova identidade conta com a participação de empregadas e empregados e incluem imagens produzidas pelos fotógrafos da EBC. “Queremos marcar a mudança, deixar claro essa nova fase”, afirmou o diretor-presidente, Hélio Doyle, no evento interno de apresentação da marca.  



Desde o fim de julho, com o lançamento do Canal Gov, responsável pelas notícias do governo federal, os veículos da EBC, e em especial a TV Brasil, reassumiram integralmente o caráter público, com programação cultural e educativa, dedicada à promoção da cidadania e dos valores democráticos.  




Brasília (DF), 01/08/2023, A diretora de jornalismo da EBC, Cida Matos, durante lançamento da nova marca da EBC. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Brasília (DF), 01/08/2023, A diretora de jornalismo da EBC, Cida Matos, durante lançamento da nova marca da EBC. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil






A diretora de jornalismo da EBC, Cidinha Matos, durante lançamento da nova marca da EBC. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil



Além da nova identidade, a TV Brasil prepara estreias para o segundo semestre, como a volta do Sem Censura, com novo formato, e um programa diário sobre o debate público no ambiente digital, o Voz nas Redes.  



A diretora de Conteúdo e Programação, Antonia Pellegrino, ressaltou que o cinema nacional volta com força para a grade da TV Brasil, e as emissoras de rádio ganham novos programas, já em setembro, produzidos a partir de pitching interno. 



Por sua vez, a diretora de Jornalismo, Cidinha Matos, destacou o fortalecimento do jornalismo público e apresentou a nova dupla de âncoras que vai estar à frente do principal jornal da TV: o Repórter Brasil. Ainda neste mês, os jornalistas Maria Paula Sato e Luiz Carlos Braga assumem o noticiário que vai ao ar de segunda a sábado, às 19h.  



 




Brasília (DF) 01/08/2023 - Os jornalistas Luiz Carlos Braga e Maria Paula, serão os apresentadores do programa Repórter Brasil, da EBC. <br /> Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Brasília (DF) 01/08/2023 - Os jornalistas Luiz Carlos Braga e Maria Paula, serão os apresentadores do programa Repórter Brasil, da EBC.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil






Os jornalistas Maria Paula e Luiz Carlos Braga serão os apresentadores do programa Repórter Brasil, da TV Brasil. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil



 



Sobre a EBC



Criada em 2008, a EBC é uma empresa pública federal responsável por importantes veículos de comunicação do país. Ela dá efetividade ao princípio constitucional de complementaridade entre o sistema público, privado e estatal de comunicação. Além da função de prestadora de serviços, contribui para o objetivo de ampliar o debate público sobre temas nacionais e internacionais, com uma programação educativa, inclusiva, artística, cultural, informativa e científica, com foco no cidadão. 





Agência Brasil



Com 33 anos de história, a agência pública de notícias veicula diariamente cerca de 80 matérias, além de conteúdos áudio e fotos, que são reproduzidos por milhares de sites e veículos impressos de todo o país e do exterior, com textos traduzidos para inglês e espanhol. Sua cobertura abrange temas de impacto no cenário nacional como política, economia, educação, direitos humanos, cidadania, pesquisa e, inovação, cultura, meio ambiente e saúde, entre outros. A Agência Brasil também abriga a Radioagência Nacional, canal de distribuição gratuita do conteúdo produzido pelo radiojornalismo da EBC e de produções especiais da equipe de jornalismo web, utilizados por milhares de rádios .  



TV Brasil



Atualmente entre as cinco emissoras de mais assistidas do país, a TV Brasil foi criada para complementar e ampliar a oferta de conteúdos em sinal aberto, oferecendo uma programação de natureza informativa, cultural, artística e educativa. Referência em programação infantil e com conteúdos jornalísticos premiados em sua grade, a emissora tem um papel importante no fortalecimento da comunicação pública do país e está presente em 2,6 mil municípios por meio de suas afiliadas, além da estrutura própria.  



Rádio Nacional



A marca faz parte da história do país e conta, atualmente, com sete emissoras principais. A Rádio Nacional do Rio de Janeiro está presente na memória afetiva da população e é reconhecida como referência de programação plural e popular. Em Brasília, a Rádio Nacional AM foi criada em 1958 para apoiar a construção da capital e, em 1976, estreou na frequência FM – a primeira a operar no Distrito Federal. Já a Rádio Nacional da Amazônia transmite em ondas curtas para a região da Amazônia Legal, com cobertura de mais da metade do território brasileiro. Alcança, potencialmente, 60 milhões de habitantes. Sintonizada desde 2006, a Rádio Nacional do Alto Solimões mistura informação local e nacional com protagonismo para a região de fronteira. Em 2021 e 2002, São Paulo, Recife e São Luís ganharam sua emissora Nacional. 



Rádio MEC



Conhecida como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A emissora dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos. Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do país. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.






Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/ebc-apresenta-nova-marca-e-identidade-visual-de-seus-veiculos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp