15/07/2023 às 20h14min - Atualizada em 16/07/2023 às 06h01min

Exposição reúne em SP ilustradores negros da literatura infantil

Mostra busca oferecer ao público uma imersão no universo lúdico, com a celebração das culturas afro-brasileiras e reflexões sobre negritude, ancestralidade e antirracismo.

Agência Brasil Geral
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-07/exposicao-reune-em-sp-ilustradores-negros-da-literatura-infantil



A exposição Karingana, no Sesc Bom Retiro, no centro da capital paulista, reúne a arte de 47 ilustradores negros de diversas regiões do país. Mais de cem trabalhos voltados para a literatura infantil estarão expostos a partir de hoje (15) até 28 de fevereiro de 2024.




São Paulo (SP)  Exposição reúne em SP ilustradores negros da literatura infantil. Zeka Cintra, ORANYAM E A GRANDE PESCARIA.  ILUSTRADOR POR ZEKA CINTRA,

São Paulo (SP) Exposição reúne em SP ilustradores negros da literatura infantil. Zeka Cintra, ORANYAM E A GRANDE PESCARIA. ILUSTRADOR POR ZEKA CINTRA,






Ilustração de Zeka Cintra, Oranyam e a Grande Pescaria  - Divulgação




A mostra está instalada no segundo andar do edifício e busca oferecer ao público uma imersão no universo lúdico infantil, com a celebração das culturas afro-brasileiras e reflexões sobre negritude, ancestralidade e antirracismo.  




Notícias relacionadas:

“Se olharmos para a história da literatura infantil brasileira, a gente sabe que personagens negros eram estereotipados ou invisibilizados. E essa é a relevância talvez dessa exposição: quando a ilustração negra está presente ela traz outra perspectiva, outro olhar para os personagens, vendo boniteza e beleza nessa história e nesses corpos que habitam esse livro”, destaca a curadora Ananda Luz.




A montagem do espaço e a própria disposição das obras compõem um mosaico de diferentes técnicas, linguagens e significados, que parte do ponto de vista da própria criança.



“É um reconto de mundo. Quando estou ilustrando, o foco é trazer uma nova visão de como o mundo pode ser construído, mais afrocentrada. Eu acho que a força está em trazer essa ancestralidade do reconto; e nas crianças poderem ter uma outra visão de mundo que não das visões ocidentais”, ressalta um dos ilustradores da mostra Rodrigo Andrade.   




São Paulo (SP)Exposição reúne em SP ilustradores negros da literatura infantil.  ILUSTRADO POR RUBEM FILHO.

São Paulo (SP)Exposição reúne em SP ilustradores negros da literatura infantil. ILUSTRADO POR RUBEM FILHO.






Ilustração por Rubem Filho, em exposição no Sesc Bom Retiro, em SP - Divulgação




A mostra coletiva também oferece oficinas, bate-papos, contação de histórias e atividades que promovem a interação entre crianças e adultos, baseadas na educação antirracista.



O Sesc Bom Retiro fica na Alameda Nothmann, 185. A visitação vai até 28 de janeiro de 2024, de terça a sexta, das 9h às 20h (exceto 21 de novembro); sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. O ingresso é gratuito.   



Colaborou Guilherme Jeronymo, da TV Brasil.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-07/exposicao-reune-em-sp-ilustradores-negros-da-literatura-infantil

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp