29/06/2023 às 11h43min - Atualizada em 30/06/2023 às 00h01min

Perfil da PRF em Sergipe é alvo de suposto ataque cibernético

Ministro Flávio Dino determinou às outras 26 superintendências estaduais da PRF, e também às da Polícia Federal que suspendam seus perfis sociais.

Agência Brasil Geral
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-06/perfil-da-prf-em-sergipe-e-alvo-de-suposto-ataque-cibernetico

O perfil da superintendência sergipana da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Instagram foi alvo de um suposto ataque de hackers na noite desta quarta-feira (28). Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, pasta à qual o órgão está vinculado, os “criminosos” trocaram a senha de acesso ao perfil e publicaram um pedido para que internautas doassem dinheiro para ajudar o ex-presidente da República Jair Bolsonaro.



A publicação não menciona como o dinheiro recolhido seria usado, mas tem forte conotação política, sugerindo estar relacionada à necessidade de Bolsonaro se defender nos vários processos a que responde.



Além de indicar dados de uma conta supostamente disponibilizada para os interessados doarem qualquer quantia via PIX, a postagem ainda contava com um código de barras (QR Code). De acordo com o Ministério da Justiça, o código direcionava as vítimas para uma página que os criminosos criaram para aplicar o golpe.



Em nota, a PRF informou que já está apurando os fatos a fim de tomar as providências necessárias com o objetivo de impedir que criminosos voltem a realizar ações parecidas. O órgão também garante que já reforçou as defesas contra ataques cibernéticos de suas mídias.



Por meio de sua conta no Twitter, o ministro Flávio Dino disse que determinou às outras 26 superintendências estaduais da PRF, e também às da Polícia Federal (PF), que suspendam seus perfis sociais até que a segurança das mesmas seja verificada. Somente as contas dos órgãos centrais, nacionais, seguem ativos.






 




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-06/perfil-da-prf-em-sergipe-e-alvo-de-suposto-ataque-cibernetico

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp