20/06/2023 às 20h18min - Atualizada em 21/06/2023 às 00h01min

Governo do Rio lança aplicativo que fiscalizará vendas em ferro-velho

Segundo o governador Cláudio Castro, o pequeno catador, que às vezes é usado por criminosos para cometer delitos, não será punido, pois está em estudo a regulamentação deles, além de incentivos e benefícios.

Agência Brasil Geral
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-06/governo-do-rio-lanca-aplicativo-que-fiscalizara-vendas-em-ferro-velho



Para evitar que sejam comprados em ferros-velhos produtos roubados ou furtados, a Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro desenvolveu o aplicativo Sucata Online, que vai catalogar os produtos adquiridos por empresas de reciclagem e similares. A lista de produtos inclui fios de cobre furtados ao longo da malha ferroviária do Rio, dos semáforos instalados na cidade e de portões de alumínio levados de casas e condomínios.



A nova ferramenta será usada para cadastrar dados dos vendedores e da mercadoria vendida e incluirá informações sobre volume, peso e valores.



Notícias relacionadas:

Segundo o governador Cláudio Castro, o objetivo é fechar o cerco aos receptadores e proteger o cidadão de bem, que tem a reciclagem como ganha-pão. "Não vamos penalizar o pequeno catador que, muitas vezes, é usado pelos criminosos para cometer delitos, devido à sua vulnerabilidade social. Estamos estudando uma forma de regulamentá-los, dando incentivos e benefícios”, explicou.Castro.



 Os estabelecimentos de reciclagem e ferros-velhos terão prazo de 90 dias para apresentar a documentação necessária à Delegacia de Roubos e Furtos para que possam entrar no sistema e baixar o aplicativo. Depois disso, os locais serão fiscalizados e monitorados com regularidade pelas forças de segurança para averiguar o material que está sendo comprado pelos comerciantes. "Vamos desestimular o exercício irregular do ofício”, informou o secretário de Polícia Civil, Fernando Albuquerque. 





 





 





 





 




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-06/governo-do-rio-lanca-aplicativo-que-fiscalizara-vendas-em-ferro-velho

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp