07/06/2023 às 10h15min - Atualizada em 08/06/2023 às 00h02min

Iniciativa despeja quatro toneladas de sementes na Mata Atlântica

Palmeira-juçara tem alto potencial de germinação em habitat natural e beneficia comunidades que comercializam sua polpa. Já a extração de seu palmito colocou a espécia sob risco de extinção.

Agência Brasil Geral
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-06/iniciativa-despeja-quatro-toneladas-de-sementes-na-mata-atlantica



Uma ação conjunta envolvendo movimentos sociais e órgãos públicos despejará, em uma área de 67 hectares da reserva de Quedas do Iguaçu, no Paraná, cerca de quatro toneladas de sementes da palmeira-juçara, árvore ameaçada de extinção, popularmente conhecida como Açaí da Mata Atlântica.



As sementes serão despejadas a partir de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na reserva legal da comunidade de reforma agrária Dom Tomás Balduíno e nas encostas do Rio Iguaçu – área de alagado que se estabeleceu após a construção da represa da Usina de Salto Osório.



Notícias relacionadas:

Atualmente mais de 2,5 mil famílias vivem na região que, no passado, foi degradada após períodos de uso por uma empresa para monocultivo de pinus e eucalipto. As sementes que serão despejadas têm “alto potencial de germinação” quando disseminadas em seu habitat natural, informou o Ministério da Justiça (MJ), em nota.




São Paulo (SP) -  Palmeira-Juçara no Parque Ecológico Imigrantes, em São Paulo. Foto: Parque Ecológico Imigrantes

São Paulo (SP) - Palmeira-Juçara no Parque Ecológico Imigrantes, em São Paulo. Foto: Parque Ecológico Imigrantes






Palmeira-Juçara - Parque Ecológico Imigrantes/divulgação




Extinção



A extração ilegal do palmito da palmeira-juçara colocou a espécia em risco de extinção, já que ela não rebrota. O fruto desta palmeira, no entanto, que tem casca lisa, cor violáceo-escura e uma polpa fina envolvendo a semente, semelhante ao açaí da Amazônia, pode ser comercializado.



Segundo o MJ, a produção e beneficiamento da polpa na comunidade Dom Tomás Balduíno chega a três toneladas de polpa por ano e tem potencial para aumentar: “Quando as famílias tiverem os equipamentos de despolpamento e de armazenamento necessários, o potencial de produção será de cinco a seis toneladas”.



“Rica em antioxidantes, a polpa representa um importante alimento para as comunidades tradicionais, mas também é utilizada na produção de sorvete, farinha, doces e sucos”, acrescentou.



De acordo com o ministério, a iniciativa, implementada durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, contou com a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Itaipu Binacional, Agroecology Fund (AEF), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Prefeitura de Quedas do Iguaçu, a Câmara Municipal da cidade e o Instituto Água e Terra (IAT).




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-06/iniciativa-despeja-quatro-toneladas-de-sementes-na-mata-atlantica

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp