11/05/2023 às 18h35min - Atualizada em 12/05/2023 às 00h01min

PF inicia operação para retirar invasores de Terra Indígena em RO

Os agentes vão atuar nos 12 maiores e principais pontos de alertas de desmatamento, bem como em 20 madeireiras e serrarias que ficam nas proximidades. Equipamentos e maquinário encontrados serão inutilizados.

Agência Brasil Geral
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-05/pf-inicia-operacao-para-retirar-invasores-de-terra-indigena-em-ro

A Polícia Federal (PF) iniciou, nesta quinta-feira (11), uma operação para retirar invasores da Terra Indígena (TI) Karipuna, em Rondônia. A operação conta com a participação de 80 policiais federais e servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O objetivo é atuar em áreas de desmatamento na TI, combatendo a extração ilegal de madeira e grilagem de terras.



Os agentes envolvidos na operação vão atuar nos 12 maiores e principais pontos de alertas de desmatamento existentes no interior da TI, bem como em 20 madeireiras e serrarias que ficam no seu entorno. Esses estabelecimentos comercializam a madeira ilegal extraída da TI Karipuna dentro de um esquema que envolve fraude de emissões e transferências simuladas de créditos virtuais do Sistema de Documento de Origem Florestal.



Segundo a PF, os maquinários, ferramentas e estruturas encontrados serão inutilizados e os responsáveis serão conduzidos à sede da Polícia Federal para a adoção dos procedimentos cabíveis. Ainda não foram divulgados dados preliminares sobre apreensões ou detenções.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-05/pf-inicia-operacao-para-retirar-invasores-de-terra-indigena-em-ro

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp