22/12/2022 às 15h56min - Atualizada em 23/12/2022 às 00h01min

Corpo de Nélida Piñon deve chegar ao Brasil semana que vem, diz ABL

Escritora morreu aos 85 anos, no último sábado, em Lisboa, Portugal, onde estava há três meses e onde foi operada para tratar de problemas na vesícula.

Agência Brasil Geral
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-12/corpo-de-nelida-pinon-deve-chegar-ao-brasil-semana-que-vem-diz-abl



A Academia Brasileira de Letras (ABL) informou que o translado do corpo da acadêmica Nélida Piñon ao Brasil está na etapa final das burocracias. “No momento, trabalhamos com uma previsão de recebê-lo entre segunda-feira e quarta-feira próximas”, disse a instituição, por meio de sua assessoria de imprensa.



A escritora Nélida Piñon morreu aos 85 anos de idade, no último sábado (17), em Lisboa, Portugal, onde estava há três meses e onde foi operada para tratar de problemas na vesícula. O corpo será velado no Petit Trianon da ABL e enterrado no Mausoléu da instituição, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.



Notícias relacionadas:

No próximo dia 2 de março, a academia realizará uma Sessão da Saudade em homenagem à escritora, que foi a primeira mulher a presidir a instituição, de 1996 a 1997. Durante o evento, será declarada aberta a etapa de candidaturas para ocupação da cadeira 30, ocupada até então pela autora carioca, nascida em 3 de maio de 1937.



Nélida foi eleita para a ABL em 27 de julho de 1989, tornando-se a quinta ocupante da cadeira 30. Ela tomou posse em 3 de maio de 1990, sendo recebida por Lêdo Ivo. Sua obra engloba vários gêneros literários, como romance, conto, crônica, entre outros, e foi traduzida para mais de 30 idiomas.



Formou-se em jornalismo pela Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Seu primeiro romance, Guia-mala de Gabriel Arcanjo, foi publicado em 1961. Foi vencedora do Prêmio Jabuti duas vezes e a primeira mulher a receber o Prêmio Internacional de Literatura Juan Rulfo, considerado o mais importante da América Latina e Caribe. Em 2005, Nélida ganhou o Príncipe de Astúrias de Las Letras, maior prêmio espanhol de literatura.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-12/corpo-de-nelida-pinon-deve-chegar-ao-brasil-semana-que-vem-diz-abl
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp