26/07/2022 às 16h45min - Atualizada em 27/07/2022 às 00h01min

Cidade de São Paulo tem mês de julho mais quente desde 1943

Até então, temperatura mais alta para julho em São Paulo tinha sido registrada em 1977, com média mensal de 25,3º. Neste mês, média mensal está em 25,9º C, diz o Inmet.

Agência Brasil Geral
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-07/cidade-de-sao-paulo-tem-mes-de-julho-mais-quente-desde-1943

O calor que vem fazendo neste mês na cidade de São Paulo já pode ser considerado histórico. Desde 1984, é o mês de julho mais quente registrado na capital paulista, com média mensal de 25,9º C de temperatura máxima na série histórica. A informação foi divulgada hoje (26) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).



Até então, a temperatura mais alta para um mês de julho havia sido registrada em 1977, com média mensal de 25,3º C. Normalmente, a média máxima de temperatura para o mês gira em torno de 23º C.



Segundo o Inmet, nesta semana, a cidade de São Paulo pode registrar temperatura ainda mais alta, com a máxima chegando a 29º C na quinta-feira (28), tornando esse um dos dias mais quentes do mês. A mínima na quinta-feira pode chegar a 15º C. Já no sábado (30), a máxima não deve ultrapassar os 19º C, enquanto a mínima pode registrar até 7º C.



De acordo com o instituto, a umidade relativa do ar continua baixa e um forte bloqueio atmosférico de alta pressão, que impede a entrada de frentes frias, tem favorecido a elevação das temperaturas na capital. O calor será amenizado com a chegada de uma frente fria a São Paulo na próxima sexta-feira (29), que trará rajadas de vento, chuvas esparsas e queda acentuada na temperatura.



A cidade de São Paulo não tem chuvas significativas desde o dia 10 do mês passado, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Até o momento, julho registrou apenas chuviscos isolados em dias alternados, acumulando apenas 0,6mm.



Em entrevista hoje (26) ao programa Repórter São Paulo, da TV Brasil, o técnico em meteorologia do CGE Adilson Nazário disse que o fim de semana deve ser mais frio em São Paulo.



Segundo Nazário, a previsão é que sábado (30) e domingo (31) sejam os dias mais frios, com temperaturas em torno de 10º C ou 11º C, ou até mais baixas, de cerca de 10º C. “Não é uma sequência de dias muito longa, mas já vai servir para melhorar a qualidade do ar temporariamente”, afirmou.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-07/cidade-de-sao-paulo-tem-mes-de-julho-mais-quente-desde-1943
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp