07/07/2022 às 14h38min - Atualizada em 08/07/2022 às 00h02min

Prefeitura quer implantar linha de VLT na zona sul do Rio em 2025

Projeto prevê linha de VTL de 12 quilômetros, com 13 paradas entre os bairros de Botafogo e Gávea, e investimentos de R$ 1,3 bilhão por meio de parceria público-privada.

Agência Brasil Geral
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-07/prefeitura-quer-implantar-linha-de-vlt-na-zona-sul-do-rio-em-2025

A prefeitura do Rio de Janeiro pretende implantar a linha Botafogo-Gávea do veículo leve sobre trilhos (VLT), na zona sul da cidade, no primeiro semestre de 2025.



O edital de licitação deve ser lançado ainda neste semestre. O projeto prevê 12 quilômetros de extensão com 13 paradas e investimentos de R$ 1,3 bilhão por meio de parceria público-privada (PPP).



O prefeito Eduardo Paes também anunciou hoje (7) que pretende substituir os corredores do sistema BRT (os ônibus de trânsito rápido) da Transoeste e da Transcarioca por VLTs. “O projeto de VLTzação” do sistema BRT é de longo prazo, é um plano de 15 anos”, disse Paes.



Segundo o prefeito, haverá reaproveitamento dos corredores, uso de estações e infraestrutura dos BRTs e manutenção do traçado para reduzir custos e prazos de implementação dos VLTs. O projeto prevê 251 quilômetros de extensão com expectativa de atender 500 mil passageiros diariamente.



“Nada do que já foi feito se perde. Ao contrário, facilita a nossa vida para dizer que este plano é viável, porque, na prática, a infraestrutura está pronta”, afirmou Paes. “O VLT é um caso de sucesso. Temos tido uma boa experiência com o VLT.”




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-07/prefeitura-quer-implantar-linha-de-vlt-na-zona-sul-do-rio-em-2025
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp