27/04/2022 às 19h55min - Atualizada em 28/04/2022 às 00h01min

Em parceria com a Polícia Militar do Rio, Uber cria botão de segurança

Segundo a Polícia Militar do Rio, integração entre Uber e forças de segurança já ocorre em mais de 1,2 mil cidades americanas e em quase todos os estados do México.

Agência Brasil Geral
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-04/em-parceria-com-policia-militar-do-rio-uber-cria-botao-de-seguranca

O Uber, aplicativo de transporte privado urbano, assinou nesta quarta-feira (27), termo de cooperação com a Polícia Militar do Rio de Janeiro para instituir um botão de segurança nos veículos. O botão deverá ser acionado diante de condutas criminosas, e equipes policiais serão imediatamente comunicadas, recebendo as informações da viagem como modelo, cor e placa do veículo, a localização em tempo real e os nomes do motorista e do passageiro.



"O veículo passa a ser georreferenciado na tela dos nossos operadores, possibilitando assim a interceptação por parte das viaturas que estão nas ruas. É uma iniciativa muito positiva, uma vez que temos muitas ocorrências envolvendo corridas nesses aplicativos de transporte", disse o tenente-coronel Ivan Blaz. Segundo Blaz, a Polícia Militar está à disposição de outros aplicativos interessados em adotar o botão.



Os dados serão enviados para o Centro de Controle Operacional da corporação. A estrutura é responsável pelo Serviço 190, composto por diversos canais destinados ao atendimento da população nas situações de urgência policial. A maioria dos contatos é feito por telefone, discando 190.



O botão Ligar para a Polícia, no entanto, será um mecanismo que pode ser usado de modo mais discreto por passageiros e motoristas de Uber. A iniciativa deverá entrar em operação gradativamente no estado, começando pela Baixada Fluminense. Antes, porém, operadores do Serviço 190 passarão por um treinamento para que estejam aptos a lidar com a inovação. Essa capacitação ocorrerá dentro dos próximos 20 dias.



Em nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro informa que esta será a primeira parceria do gênero feita pela Uber no Brasil e destaca a importância de ferramentas tecnológicas aplicadas à área de segurança pública. Ainda segundo o texto divulgado, este tipo de integração já ocorre em mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e em quase todos os estados do México.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-04/em-parceria-com-policia-militar-do-rio-uber-cria-botao-de-seguranca
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual candidato você acredita que vencerá as eleições presidenciais de 2022?

2.0%
0%
0%
0%
2.0%
86.0%
0%
8.0%
2.0%
0%
0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp