19/04/2022 às 23h17min - Atualizada em 20/04/2022 às 00h01min

MCTI apresenta cadastro para pesquisa com patrimônio genético nacional

Ideia é trazer mais segurança jurídica ao setor acadêmico e simplificar o cadastro de pesquisas. A iniciativa atende a decreto instituído em outubro do ano passado que revisou o procedimento.

Agência Brasil Geral
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-04/mcti-apresenta-cadastro-para-pesquisa-com-patrimonio-genetico-nacional

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações apresentou nesta terça-feira (19) uma novidade para pesquisadores que trabalham em biodiversidade sem fins econômicos. É um cadastro simplificado para pesquisa com patrimônio genético nacional.



A ideia é trazer mais segurança jurídica ao setor acadêmico e simplificar o cadastro de pesquisas. A iniciativa atende a decreto instituído em outubro do ano passado que revisou o procedimento.



Durante o lançamento do módulo do cadastro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, destacou que o novo sistema, responsável por guardar as informações genéticas do país, contará com a contribuição dos usuários.



O Sisgen, Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado, está disponível para acesso pelo site do CNPQ. O endereço é: gov.br/cnpq.



E também nesta terça-feira, o ministério divulgou o resultado do Prêmio MCTI-FINEP SiBBr de Biodiversidade.



Os projetos premiados serão inseridos nos sistemas de informações sobre a biodiversidade, a plataforma sbbr.gov.br, que disponibiliza de forma aberta mais de 17 milhões de ocorrências sobre espécies brasileiras, além informações sobre biomas e projetos de pesquisa para estudos especializados, gestão ambiental e acesso de toda sociedade.



Ouça na Radioagência Nacional:



 



















Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-04/mcti-apresenta-cadastro-para-pesquisa-com-patrimonio-genetico-nacional
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp