28/10/2021 às 19h50min - Atualizada em 28/10/2021 às 19h50min

Unimed Criciúma adquire moderno Sistema de Visualização Robótica da alemã ZEISS

Equipamento funciona como um microscópio e é utilizado no serviço de neurocirurgia do Hospital São João Batista

Vanessa Amando | Assessoria de Imprensa Unimed Criciúma - 87 News
Vanessa Amando | Assessoria de Imprensa Unimed Criciúma

Mais conforto, segurança, precisão e eficiência em neurocirurgias. Esses são os objetivos da Unimed Criciúma com a aquisição do Sistema de Visualização Robótica KINEVO® 900, da marca ZEISS, para o Hospital São João Batista (HSJB). Com tecnologia alemã, ele é considerado o sistema de microscopia mais moderno em uso no país e já está sendo utilizado pelo serviço de neurocirurgia do HSJB.

 

A ZEISS trata o equipamento como Sistema de Visualização Robótica e não como um microscópio, tendo em vista a evolução do produto. Porém, para facilitar o entendimento, é possível afirmar que se trata de um grande microscópio para cirurgias neurocranianas, tais como: tumor cerebral, aneurisma cerebral, má formação arteriovenosa cerebral, entre outras.

 

“Os maiores centros de neurocirurgia do mundo possuem esse equipamento e trouxemos essa tecnologia para Criciúma. Ao tornar o trabalho do neurocirurgião mais seguro e preciso, ele também torna o processo cirúrgico menos invasivo e diminui as possibilidades de lesões e sequelas neurológicas para os pacientes”, explica o presidente da Unimed Criciúma, Doutor Leandro Avany Nunes.

 

O equipamento conta com duas ferramentas adicionais de fábrica que facilitam o trabalho do neurocirurgião em intervenções de tumores primários do cérebro e cirurgias vasculares cerebrais. Uma delas auxilia a inspeção em regiões de difícil acesso, enquanto a outra memoriza áreas importantes e permite que o cirurgião retorne a elas sem precisar reposicionar o equipamento ou mapeá-las novamente, isso com apenas um comando no joystick.

 

Além disso, o manuseio do Sistema de Visualização Robótica KINEVO® 900 pode ser em sistema binocular ou robótico com visão 3D do campo cirúrgico nos monitores de imagens. Isso permite uma visão tridimensional com noção de profundidade, sem a necessidade de o olho estar acoplado ao microscópio, o que possibilita melhor acesso à área afetada.

 

O produto conta, ainda, com lentes em alta definição, dois monitores, entre outras funcionalidades. O investimento da Unimed Criciúma foi de R$ 2 milhões e, agora, a cooperativa possui três microscópios à disposição de sua equipe médica, sendo a única instituição de saúde do Sul catarinense a contar com o Sistema de Visualização Robótica KINEVO® 900 da ZEISS.

 

“O Hospital São João Batista já é referência em neurocirurgia e a atualização é constante, tanto em tecnologia e equipamentos, como do corpo clínico. Além disso, oferecemos os serviços de cardio e neuro 24 horas, pois estamos sempre em busca do melhor atendimento para a comunidade”, conclui Nunes.

 

Confira abaixo algumas características do equipamento:

 

- Envio de imagens e vídeos on-line para o aplicativo da ZEISS e via Wi-Fi;

- Gravação de fotos e vídeos em definição Full HD;

- Integração com o neuronavegador;

- Recurso Pointlock: permite ao cirurgião definir um ponto alvo e fazer movimentos com a cabeça ótica em todos os eixos sem perder o foco;

- Dois sistemas de fluorescências: vascular (realiza uma angiografia transoperatória para que o cirurgião tenha certeza do bloqueio ou liberação do fluxo sanguíneo, além da localização de aneurismas cerebrais) e tumoral (identifica tecido tumoral por meio de contraste, o que permite ao cirurgião ter a certeza de que aspirou todo o tumor, evitando novas intervenções e reincidências da patologia).

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp