28/10/2021 às 12h34min - Atualizada em 28/10/2021 às 12h34min

Biolabor: mais do que um laboratório

Há 8 anos em Cocal do Sul, o laboratório já atendeu 14 mil sul-cocalenses

Enio Biz
Rádio 87 News
Foto: Enio Biz/Rádio 87 News
O Laboratório Biolabor surgiu em 2005. Foi fundado pelo médico, Dr. Marcelo Comin. Em meados de 2011, Helvio Comin entrou na sociedade e iniciou a gestão na unidade de Criciúma. Já em 2013, foi adquirida a unidade de Cocal do Sul, que completou 8 anos no último dia 14 de outubro. “Neste período, já atendemos em torno de 14 mil clientes em Cocal do Sul. Quase a população total da cidade. Então, se você não foi atendido pelo Laboratório Biolabor, você deve conhecer alguém que já foi atendido ou, muito provavelmente, irá passar por uma de nossas unidades”, informa Helvio Comin, em entrevista ao programa A Voz de Cocal desta quinta-feira (28), na Rádio Cocal FM.
 
Amanda Christine é biomédica, responsável técnica do Laboratório Biolabor, e também participou da entrevista. Ela frisou as ações realizadas durante o Outubro Rosa. “A mulher costuma se cuidar muito mais do que o homem. Se vocês entrarem no nosso instagram ou ligarem para o laboratório, verão que temos vários check-up disponíveis. Mas, no mês de outubro, em relação ao Outubro Rosa, fizemos um check-up específico hormonal. A mulher tem bastante distúrbio, menopausa, TPM, enfim, mulher tem muita oscilação. Por isso, fizemos um check-up específico nesse sentido. Temos o preventivo, que é justamente a prevenção do câncer de colo do útero, e tivemos bastante adesão. Se você ainda não foi, nos procure, você será muito bem atendido”, afirma.
 
Durante a entrevista, Helvio Comin informou que a promoção referente ao Outubro Rosa foi prorrogada por mais 15 dias, ou seja, ficará válida até metade do mês de novembro. “O pacote completo com check-up, específico para o Outubro Rosa, e o exame preventivo foi prorrogado por mais 15 dias. Quem ainda não teve oportunidade, vai ter mais esses 15 dias, até metade de novembro, entre em contato com a gente para agendar o seu atendimento ou vá até o Laboratório Biolabor”, informa.
 
Em novembro, as atenções serão voltadas para a saúde do homem, principalmente a prevenção do câncer de próstata. “Sabemos que muitos homens passam anos sem fazer exames. Pensando nisso, montamos um check-up variado. Tem a questão hormonal, que está relacionado ao líbido e ao desempenho físico. Temos exames para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Exames para gordura no sangue, que é o colesterol, triglicerídeo, que futuramente pode desencadear uma doença. Quanto antes você procurar saber se está tudo bem, melhor. O check-up conta ainda com o PSA, que é quase um tabu para o homem, que é o exame da próstata. Muitos homens acham que o PSA é o temido exame do toque. Mas, não. Temos exame de sangue para auxiliar nesse diagnóstico”, frisa Amanda Christine.
 
De acordo com a biomédica do Laboratório Biolabor, o câncer de próstata é o segundo que mais atinge homens no Brasil. O primeiro é o câncer de pele. “Com relação a isso, nós do Biolabor temos algumas orientações que seriam interessante passar para os homens. Infelizmente, eles não sabem a importância do exame. O PSA é um exame específico para a próstata, que é um hormônio que altera no sangue e pode ser detectado precocemente”, alerta.
 
O que é o câncer de próstata
 
“É um câncer assintomático, por isso, quando desenvolve um sintoma  é porque já está em um estágio mais avançado. A probabilidade de tratamento e cura se torna um pouco mais difícil. Esses sintomas são dificuldade em urinar ou aumento da vontade de urinar. Esses são os primeiros indícios. Mas, por ser silencioso, fica a nossa preocupação”, explica Amanda.
 
Quanto a realização do exame de próstata, Amanda Christine pontua algumas recomendações específicas. “Recomendamos que não tenha relação sexual por três dias, que não ande de moto, não monte em cavalo, não ande de bicicleta, porque a próstata é algo está sempre em contato. Qualquer atrito pode produzir esse hormônio e o resultado poderá ficar alterado. Fazendo o exame dentro dessas orientações garante um resultado mais fidedigno”, pontua.
 
O que é exame de sexagem fetal?
 
Muitos bebês nasceram durante a pandemia. Um dos exames solicitados no Laboratório Biolabor é a sexagem fetal, realizado a partir da 8ª semana, para descobrir o sexo. “A partir da 8ª semana de gestação, você pode fazer uma coleta de sangue. E a partir daí, conseguimos fazer a reconstrução do DNA do feto para saber se é menino ou menina. O exame é muito mais confiável”, afirma a biomédica.
 
Ela explica de que forma chega-se ao resultado final. “É uma coleta de sangue normal, nada invasivo. O exame busca os cromossomos. A mulher é “XX” e o homem “XY”. Se no sangue da mulher tiver somente o cromossomo “X”, o feto é feminino. Caso apareça fragmentos do cromossomo “Y”, será masculino”, explica.
 
Teste de paternidade
 
Por incrível que pareça, há muitas solicitações de testes de paternidade atualmente. A biomédica do Laboratório Biolabor, Amanda Christine, explica como é feito. “Temos disponíveis duas formas de serem feitos. A primeira, somente o filho e o suposto pai, caso não queira envolver a mãe. A coleta é feita com um pequeno furo no dedo. Caso tenha a probabilidade do cromossomo do pai ser próximo ao da família da mãe, talvez tenha que pedir uma coleta do sangue materno. O mais indicado é o teste de todos os envolvidos, ou seja, mãe, pai e filho, porque o resultado é muito mais preciso”, esclarece. Caso o pai seja falecido, a coleta é feita nos avós paternos.
 
Exame toxicológico
 
O exame, disponibilizado no Laboratório Biolabor, é obrigatório para motoristas habilitados nas categorias  de CNH’s C, D e E. “Funciona com a coleta de pêlos com um tamanho específico para ser detectado. Às vezes acontece da pessoa se depilar e aí não conseguimos realizar a coleta, pois as substâncias ficam em nosso cabelo ou pêlo de 3 a 6 meses. A partir dali, fizemos a extração do que está no pêlo e conseguimos verificar se há uso de substância ilícita ou não”, explica Amanda.
 
Qualquer pessoa pode fazer o exame toxicológico. “No caso dos motoristas, o exame é obrigatório e deve ser renovado a cada 2 anos e 6 meses. Os motoristas devem ficar atentos. É lei. O exame toxicológico pode ser feito particular por qualquer pessoa. Por exemplo, quero saber se meu filho usa droga. Pode ser feito normalmente”, enfatiza Helvio Comin.
 
“Desjejum para os clientes”: o diferencial do Biolabor
 
A medida está à disposição dos clientes há praticamente 1 ano, segundo o proprietário, Helvio Comin. “Muitas vezes, para fazer os exames, a pessoa precisa estar em jejum, de 8 a até 12 horas. E algumas vezes, a pessoa chega quase desmaiando no laboratório. Existem casos de a pessoa fazer o exame e passar mal. Para isso, nossa equipe está totalmente treinada. Pensando nisso, implantamos o desjejum. Após a coleta, o cliente tem a sua disposição um café preparado, com bolachinha, biscoito, um capuccino e chocolate quente. Enfim, está tudo à disposição do cliente após a coleta, em todas as unidade do Biolabor. Esse é um benefício e um diferencial que temos nas unidades do Laboratório Biolabor.
 
Os canais de comunicação com o Laboratório Biolabor
 
“Observamos durante a pandemia que a demanda de solicitações por whatsapp aumentou muito, quadruplicou. Eu próprio faço atendimento no whatsapp. Eu gosto de acompanhar as solicitações que chegam. Recebemos muitos orçamentos. Além do whatsapp, podem nos chamar no direct do instagram, e podem ligar também para as unidades. Mas, as redes sociais e as plataformas digitais facilitou muito. Uma pessoa chega em casa, tem uma requisição, bate foto e nos manda pelo whatsapp, e pede um orçamento. Nosso tempo médio de resposta de orçamento não passa de 5 minutos”, informa Comin.
 
O whatsapp do Laboratório Biolabor é (48) 99118-7488.
 
O site – www.laboratoriobiolabor.net – está sendo reformulado, segundo Helvio Comin. “É algo em que estamos trabalhando. Vimos essa necessidade. Precisamos nos adaptar as novas plataformas. Já estou trabalhando há uns 6 meses em cima do novo site. Já está quase saindo do forno. Estamos fazendo os últimos ajustes. Vai ser um site muito mais limpo, onde iremos trabalhar com agendamento via site, onde a pessoa poderá clicar em um link dentro do site, e agendar o atendimento. Poderão anexar a requisição via site e responderemos por lá também. E, principalmente, o laudo online, onde as pessoas vão acessar o resultado do exame online, no conforto de casa, com apenas um clique. Será um novo site, novo layout, e adaptado aos dispositivos móveis, ou seja, os celulares. Tudo para facilitar. Tudo para o cliente se sentir cada vez mais próximo do laboratório”, conta o proprietário.
 
Horário de atendimento
 
O Laboratório Biolabor, unidade Criciúma, atende de segunda à sexta, das 07h às 17h, sem fechar ao meio-dia. E nos sábados, das 07h às 12h. Já a unidade de Cocal do Sul, atendimento é de segunda à sexta, das 07h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O telefone de contato em Cocal do Sul é o 3447-0855.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp