29/09/2021 às 09h28min - Atualizada em 29/09/2021 às 09h28min

Você diz "sim" para tudo?

"Muitas vezes, essa pessoa é motivada pelo desejo de querer agradar ao outro, de ser valorizada. Mas, isso pode acarretar em prejuízo emocional", alerta a psicóloga Emily Simoni

Enio Biz
Rádio 87 News

Você tem dificuldade em dizer sim e não na hora certa? Querer atender a todos os pedidos ou negar a tudo que lhe pedem pode gerar um estresse pessoal muito grande. Quem normalmente fala sim para tudo e para todos costuma ter grande dificuldade de colocar limites. Muitas vezes, essa pessoa é motivada pelo desejo de querer agradar ao outro, de ser valorizada. E o prejuízo emocional é o estresse que isso acarreta.

A psicóloga, Emily Simoniparticipou do programa A Voz de Cocal desta quarta-feira (29), na Rádio Cocal FM. A profissional alerta que o fato de ajudar uma outra pessoa não é o problema, mas vira um empecilho quando começa a prejudicar a pessoa que só diz sim. "Geralmente, essas pessoas necessitam da confirmação de outras pessoas, como por exemplo, receber elogios, dizendo que são legais e que são boas. Isso faz elas se sentirem importantes e amadas. Em contrapartida, se por alguma razão, essa pessoa nega ajuda a alguém, por mais que a outra pessoa compreenda, ela vai achar que a outra vai ficar chateada ou desapontada diante do não. A partir daí, terá um sentimento de preocupação, insegurança e de não se sentir importante naquele momento, gerando uma frustração", explica.

Emily Simoni afirma que as pessoas com o problema, muitas vezes ficam ressentidas e se sentem injustiçadas por terem de fazer tarefas para outras pessoas. Mas, o que não pensam é que podiam ter evitado a situação com uma só palavra: não. "Essas pessoas tem muitas dificuldades de dizer não. Porque o fato de dizer sim há um ganho sentimental. Então, é uma troca. Ela diz sim e é retribuída com elogios, carinhos e reconhecimento", diz.

E quando, naquele momento, a resposta tem que ser "não"


"Geralmente, o não virá sempre com uma desculpa verdadeira, ou seja, que realmente é impossível dizer sim naquele momento, seja por uma reunião, um compromisso importante, uma festa ou algo do tipo. Mas, mesmo assim, ela vai ficar apreensiva e preocupada com o que a pessoa vai pensar. Então, passa muita coisa na cabeça dessa pessoa que está dizendo não. Isso vai gerar ainda mais insegurança, fazendo com que nas próximas vezes ela volte a falar sempre sim para compensar o não dado anteriormente", revela Emily.

Ser bom, mas não ser bobo (a)?

"Essas pessoas de um modo geral tendem a ser inseguras de alguma forma. O fato de se sentir importante ajuda na insegurança. Aumenta a auto-estima. Por isso, muitas vezes, ela é vista como uma pessoa de bom coração ou, até mesmo, ingênua, por justamente sempre dizer sim. O problema é que outras pessoas podem se aproveitar dessa bondade", pondera a psicóloga.

O porquê desse comportamento

Emily Simoni explica que a dificuldade de dizer não pode ser reflexo de situações vividas no passado. "Geralmente essas pessoas já tiveram alguma situação na vida de desamparo, desamor ou desvalor. Essas situações aconteceram no núcleo familiar e, geralmente, na infância. Ter esse comportamento é feito na tentativa de não acontecer situações que já vivenciaram no passado. Porém, tudo de forma inconsciente. Muitas vezes a pessoa não percebe que ela sempre diz sim. E se percebe, acha que ela nasceu assim, que o comportamento dela é assim, que é da personalidade dela".

A psicóloga enfatiza uma dura realidade. A pessoa que tanto ajuda tende a se isolar quando ela precisa de ajuda. "É bem comum. No momento em que ela precisa de ajuda, ela se afasta, se isola, com o pensamento de que não quer incomodar ninguém, não quer ser um fardo para ninguém. Isso acontece, exatamente, pelo medo do desamor e do desamparo. Esse comportamento também é de forma inconsciente. E isso acaba piorando a situação por que quando temos um problema e não conseguimos resolvê-lo, é muito saudável pedir ajuda e desabafar com alguém. Quando isso não acontece, aí acaba agravando o problema, surgindo novamente o sentimento do desamparo e desamor, justamente porque não tem ninguém próximo pra ajudar. Por mais que a pessoa negue esse sentimento, de uma forma ou de outra, vai acontecer, e acaba gerando uma bola de neve", alerta Emily Simoni.

Consequências desse comportamento

A psicóloga alerta que esse comportamento, com o passar do tempo, pode desencadear um problema emocional maior. "Com certeza. Dependendo da intensidade e recorrência de como isso acontece. Essas pessoas tendem a ser carentes e inseguras. O fato delas não darem conta dos seus problemas e dos problemas dos outros acaba gerando uma sobrecarga, ansiedade e esgotamentos físico e emocional. E o fato de não pedir ajuda e não dar conta dos problemas, acaba também se frustrando e confirmando o pensamento de que não é capaz, aumentando ainda mais a insegurança, ansiedade, tristeza e vários outros sentimentos negativos. Tudo isso tende a desenvolver doenças psicológicas, sim", diz.

Tratamento

"A psicoterapia é uma grande aliada. A psicoterapia não é apenas para os transtornos, mas sim para o auto-conhecimento. Quando falamos em auto-conhecimento é justamente isso que falamos aqui na entrevista. Esse assunto só será observado, tratado, melhorado, através do auto-conhecimento", conclui a psicóloga Emily Simoni.

A psicóloga, Emily Simoni, atende em Morro da Fumaça, Urussanga e Criciúma. Mais informações, siga Emily Simoni no Instagram - Clique aqui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp