23/06/2023 às 16h18min - Atualizada em 24/06/2023 às 00h00min

STF inicia julgamento de mais 45 envolvidos nos atos golpistas

Julgamento ocorre no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico da Corte e não há deliberação presencial. Votação vai até segunda-feira.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-06/stf-inicia-julgamento-de-mais-45-envolvidos-nos-atos-golpistas



O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta sexta-feira (23), o julgamento de mais 45 acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília.



A Corte vai analisar o oitavo bloco de investigados denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).



Notícias relacionadas:

Até o momento, o relator, ministro Alexandre de Moraes, e o ministro Gilmar Mendes, proferiram votos para tornar réus os acusados.



Entre os investigados estão Antônio Claudio Alves Ferreira, acusado de destruir o relógio de Dom João VI, trazido ao Brasil em 1808. O item estava no Palácio do Planalto e foi lançado ao chão. Marcelo Fernandes Lima, acusado de furtar uma réplica da Constituição, STF, a Wiliam da Silva, acusado de furtar a toga de um dos ministros. Todos foram identificados por câmeras de segurança.



O julgamento ocorre no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico da Corte e não há deliberação presencial. A votação vai até segunda-feira (26).



Desde o início das investigações, o STF abriu ações penais contra 1.245 acusados. No total, foram apresentadas 1.390 denúncias pela PGR.



Cerca de 250 acusados continuam presos sob a acusação de atuarem como autores e instigadores dos atos.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-06/stf-inicia-julgamento-de-mais-45-envolvidos-nos-atos-golpistas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp