13/09/2021 às 09h46min - Atualizada em 13/09/2021 às 09h46min
Praça Coberta: o novo cartão-postal de Cocal do Sul
A obra, que deverá ter início em novembro, vai unir gastronomia e entretenimento.
Enio Biz
Rádio 87 News
Foto: Divulgação Aconteceu neste domingo (12) o lançamento do projeto para a construção da Praça Coberta, que será ao lado da Igreja Matriz, em Cocal do Sul. A obra contará com praça de alimentação, fomentando a gastronomia e cultura local, com palco e espaço para eventos. Além disso, o local também contará com sanitários, pedido que vinha sendo requisitado há muito tempo pelos comerciantes locais.
O prefeito, Fernando de Fáveri, participou do programa A Voz de Cocal desta segunda-feira (13), na Rádio 87 News, e deu maiores detalhes sobre o projeto.
De acordo com ele, o projeto inicial era uma rua coberta. “Existia um projeto de uma rua coberta na Rua Alfredo Del Priori, mas a administração achou por bem mudar o local porque a rua é uma artéria da cidade. Nós já temos problema de mobilidade urbana e ficaria inviável trancar uma rua daquele porte, que liga o cemitério, bairros Guanabara, Boa Vista, União, a SC-442, uma via tão importante para o município para contemplá-la com uma rua coberta. Achamos por bem, então, fazer uma praça coberta. Modéstia a parte, acredito que eu fui uma pessoa que mais fez eventos na praça de Cocal do Sul. E o melhor lugar, até hoje, é esse ponto que a gente achou, que não tira nenhuma vaga de estacionamento. Para as pessoas entenderem, o ponto é onde fica o monumento dos 100 anos, projeto pelo arquiteto Zênio Galli. Conversamos com ele sobre a necessidade de retirar aquele monumento belíssimo e trazer mais pra frente”, detalha.
A Praça Coberta, segundo o prefeito, será utilizada permanentemente. “Permanente. A idéia é fomentar o comércio da cidade, termos shows nos finais de semana, sempre respeitando, claro, os horários das missas. Mas, nos sábados e domingo, valorizar os artistas da nossa cidade. Faremos um grande cronograma anual de shows e atrações. Atrações escolares, religiosas e culturais para que a praça coberta esteja sempre movimentada. Com isso, se economiza a contratação de palco, lonas, e fica algo definitivo. Patrimônio do município”, finaliza o prefeito.
A abertura do processo de licitação para a escolha da empresa que irá executar a obra foi assinada na manhã desta segunda-feira (13). “Estou neste momento na prefeitura assinando a solicitação da licitação e aí segue toda a tramitação exigida por lei. Acredito que no mês de novembro já vamos conhecer a empresa e dar início a obra”, informa Fernando de Fáveri.
Durante o lançamento do projeto, estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o arquiteto James Périco, responsável pelo projeto e que explanou sobre como deverá ser a praça. Além disso, o arquiteto Zênio Galli também esteve presente, visto que ele é o responsável pelo monumento histórico instalado na praça em homenagem ao centenário, além de ser o criador da bandeira do município.
O investimento total da Praça Coberta é em torno de R$ 1,9 milhão, do qual R$ 800 mil são oriundos da economia do último mandato da Câmara de Vereadores.