06/09/2021 às 09h52min - Atualizada em 06/09/2021 às 09h52min

Alfaiate: profissão em extinção

Influenciado pelo pai, Paulo Madalena exerce a função desde os 16 anos de idade.

Enio Biz
Rádio 87 News
Foto: Enio Biz (Rádio 87 News)
Hoje, 6 de setembro, é dia do Alfaiate. Para homenagear esses profissionais, o programa A Voz de Cocal desta segunda-feira (06) ouviu Paulo Madalena. Influenciado pelo pai, ele atua na profissão desde os 16 anos de idade até os dias de hoje. Paulo contou um pouco da sua história na profissão, que de acordo com ele, está em extinção. Veja a entrevista - Clique aqui.
 
O que faz um Alfaiate?
 
alfaiate trabalha na criação de roupas sob medida para o gênero masculino, como ternos, coletes, calças, blazers, entre outras vestimentas. O profissional coleta as medidas de seu cliente, oferece as opções de tecido e realiza o meticuloso trabalho de corte e costura das peças.
Encontrar um alfaiate era algo bem mais comum antigamente. Mas, com a popularização das lojas de confecções, o trabalho de produzir uma roupa exclusiva se tornou um serviço menos acessível financeiramente, devido a todo o trabalho demandado.
 
Como atua um Alfaiate?
 
O trabalho de um alfaiate consiste em tirar as medidas de clientes homens que estejam em busca de roupas sob medida. A confecção dessa roupa acontece de forma artesanal e, geralmente, é uma atividade passada de geração em geração.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp