06/09/2019 às 09h56min - Atualizada em 06/09/2019 às 09h56min

Audiência Pública irá discutir os efeitos das minas de carvão na região

- 87 News
ALESC
 

A Comissão de Turismo e Meio Ambiente , presidida pelo deputado Ivan Naatz (PV), realizará na próxima segunda-feira (09) audiência pública em Urussanga, para  discutir questões ambientais que preocupam os parlamentares catarinenses. A audiência terá como foco debate sobre os efeitos poluidores das minas de carvão desativadas na região.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Ivan Naatz,  há uma preocupação na região Sul catarinense com os efeitos poluidores das minas de carvão desativadas, além das questões econômicas envolvidas com essa situação. ”Queremos ouvir autoridades e ambientalistas sobre esse problema. As minas foram desativadas, mas seu efeito poluidor continua e há toda uma questão econômica envolvida, já que há poucos investimentos para recuperação do meio ambiente , após essa desativação.”

O parlamentar lembra e exemplifica que recentemente duas empresas mineradoras foram condenadas pelo juízo da comarca de Urussanga a execução de um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) como forma de reparar os danos ambientais provocados pela extração de carvão mineral nas décadas de 80 e 90. As empresas exerciam suas atividades respectivamente nos bairros de Santana e Rio Carvão, na cidade-sede da comarca.

Segundo a ação civil pública proposta pelo Ministério Público, as empresas, no exercício das atividades exploratórias do carvão, realizados nas décadas de 80 e 90, causaram significativos impactos ambientais, que vão desde problemas locais específicos até alterações biológicas, geomorfológicas, hídricas e atmosféricas de grande proporção. Além disso, houve significativa remoção da vegetação em todas as áreas de extração, poluição de recursos hídricos e contaminação do solo, poluição do ar com a eliminação de altos níveis de fumaça e fuligem, prejudicando a saúde das pessoas que residiam próximas às mineradoras.

Endereço da audiência: Sociedade Recreativa Urussanga - Rua Presidente Vargas , 90, Bairro Centr- Urussanga .


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp