22/06/2021 às 20h15min - Atualizada em 23/06/2021 às 00h00min

Projeto de IA da Kioxia recebe prêmio de prata na Premiação de inovação em campo 2020 da Sociedade Japonesa de Inteligência Artificial

DINO


A Kioxia Corporation, líder mundial em soluções de memória, anunciou hoje que recebeu o prêmio de prata na Premiação de inovação em campo 2020 da Sociedade Japonesa de Inteligência Artificial (Japanese Society for Artificial Intelligence, JSAI) por seu projeto TEZUKA 2020. O TEZUKA 2020 reuniu IA e humanos em uma colaboração para criar um novo mangá, ou história em quadrinhos, no estilo artístico quase idêntico ao da lenda dos mangás, Osamu Tezuka.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20210622006109/pt/

Plot development (Graphic: Business Wire)

Plot development (Graphic: Business Wire)

Plot development (Graphic: Business Wire)

O Prêmio de inovação em campo reconhece indivíduos e organizações que aproveitam a tecnologia da IA para resolver problemas da vida real e avançar o estado dos negócios e da sociedade.

O projeto TEZUKA 2020 foi aclamado como um uso inovador de tecnologia de IA para desenvolver um novo mangá, que envolve combinar diversos elementos de narrativa, incluindo definições de localização, personagens, desenvolvimento do enredo, diálogos, layouts de painéis e balões de diálogos. Através da tecnologia de IA, a equipe do projeto criou protótipos para novos enredos e personagens, tudo isso levando em consideração o único e altamente reconhecido estilo de Tezuka. Artistas humanos utilizaram esses protótipos criados por IA para desenvolver um mangá completo intitulado “PHAEDO”.

A Kioxia, orientada por sua missão de alegrar o mundo com memória, utiliza tecnologia de IA para apoiar a criatividade e também melhorar a eficiência e qualidade da produção através de soluções de memória.

Os membros do projeto TEZUKA 2020 são:

  • Hitoshi Matsubara, professor da Universidade de Tóquio
  • Satoshi Kurihara, professor da Keio University
  • Kazushi Mukaiyama, professor da Future University Hakodate
  • Yoji Kawano, professor assistente da Keio University
  • Atsushi Nakajima, Centro de P&D de tecnologia de transformação digital da Kioxia Corporation
  • Atsushi Kunimatsu, Divisão de SSD da Kioxia Corporation
  • Masato Ishiwata, diretor da Divisão criativa da Tezuka Productions
  • Makoto Tezuka, diretor da Tezuka Productions
  • Daisuke Tsutsui, diretor da Divisão de marca e inovação da Wunderman Thompson Tokyo
  • Ryohei Orihara, Centro de P&D de tecnologia de transformação digital da Kioxia Corporation

Criando enredos com IA
Para habilitar a IA para aprender a essência dos trabalhos e arte de Tezuka, 130 das suas criações foram desconstruídas e divididas em 13 fases comuns de desenvolvimento de enredo para serem utilizadas como dados. A tecnologia de IA utilizou esses dados para gerar esboços de histórias (Figura 1), gerando mais de 100 enredos no total. Na sequência, os membros do projeto discutiram as opções de enredo, alguns tinham reviravoltas altamente inesperadas que pessoas provavelmente não teriam imaginado, e, por último, selecionaram o enredo que se tornou a base do “PHAEDO”.

Criação de personagens com IA
Esse projeto utilizou uma tecnologia de IA chamada redes adversárias generativas (Generative Adversarial Networks, GAN), que aprendeu a autêntica arte de Tezuka para gerar personagens extremamente semelhantes ao seu estilo. Cerca de 4.500 imagens faciais foram coletadas, mas apenas algumas das imagens eram adequadas ao aprendizado de máquina, devidoàsua orientação e proporções (Figura 2). Para habilitar a IA para aprender as características das faces humanas ilustradas de Tezuka, a equipe do projeto introduziu um processo chamado “transferência de aprendizado” para a tecnologia de IA, permitindo que ela aprendesse com precisão os personagens dos mangás de Tezuka e gerasse seus próprios personagens em seu estilo único (Figura 3).

Sobre a Kioxia
A Kioxia é líder mundial em soluções de memória, dedicada ao desenvolvimento, produção e venda de memória flash e unidades de estado sólido (Solid State Drive, SSD). Em abril de 2017, a Toshiba Memory — sua antecessora — foi desmembrada da Toshiba Corporation, empresa que criou a memória flash NAND em 1987. A Kioxia está comprometida em elevar o mundo com memória, oferecendo produtos, serviços e sistemas que criam opções para os clientes e valor baseado em memória para a sociedade. A BiCS FLASH™, tecnologia inovadora de memória flash em 3D da Kioxia, está definindo o futuro do armazenamento em aplicativos de alta densidade, incluindo smartphones avançados, PCs, SSD, automóveis e centros de dados.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Kota Yamaji

Relações públicas

Kioxia Holdings Corporation

81-3-6478-2319

kioxia-hd-pr@kioxia.com


Fonte: BUSINESS WIRE
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp