21/06/2021 às 19h25min - Atualizada em 21/06/2021 às 19h25min

Dia da Yoga: em tempos de pandemia, técnica milenar ajudou aliviar a tensão em tempos difíceis

Antonio Roseng - 87 News
Em tempo de pandemia, é preciso manter o equilíbrio, principalmente mental. Afinal os hábitos mudaram e é preciso lidar com a realidade, e manter os cuidados com o corpo e com a mente. No dia internacional da Yoga, técnica milenar de mais de 7 mil anos, apresentamos exemplos de pessoas que procuraram a atividade na busca desse equilíbrio, mesmo estando do outro lado do mundo.

É o caso de Shaiane Assis, brasileira que está adiantada às 23 horas, em relação ao horário de Brasília. Ela mora na Austrália, e procurou práticar Yoga no período da manhã. Lá são 6 horas, aqui no Brasil são 5 da tarde, quando a professora Cristina Pereira, faz um vídeo chamada para iniciar a aula, que conta com a presença da Sandra, de 49 anos.

Mesmo a distância, as duas buscam as mesmas coisas: melhorar a saúde. "Eu procurarei para melhorar ao stress e para uma melhor questão de respiração, na preparação para o parto", explica Shaiane. Quando veio a pandemia e tudo foi fechado ela procurou mandar a atividade e lembrou da amiga dos tempos de escola, Cristina Pereira, de 36 anos, psicóloga e instituirá de Yoga.

"Eu trabalho sentada, e sempre tive muitas dores. Com a Yoga aprendi a respirar melhor e estar mais no aqui agora, melhorando minha saúde mental e os benefícios que ela traz", relata Shaiane.

Já Sandra, conta que a há muito tempo lida com a síndrome do túnel do carpo e já tentou algumas técnicas, até que indicaram fazer yoga. "Me disseram que iria ajudar bastante, e como está", diz. A dona de casa afirma que faz Yoga há um ano. "Me encontrei. Muitas coisas na vida começaram a fazer sentido. Aprendi a ser tranquila", avalia. "Eu super recomendo a quem precisar", aconselha.


Benefícios


A instrutora Cristina Pereira, da aula de yoga de 17 anos. Ela aponta que a prática fortalece os músculos e aumenta a consciência do agora trazendo mais equilíbrio. A respiração é outro fator importante, que apoia a mente no agora, buscando o relaxamento e a concentração. "Ela facilita na habilidade de lidar com as emoções", aponta Cris.

"A maior parte dos sofrimentos é criada pela mente. Então a Yoga ajuda a lidar com a realidade, evita que a gente sofra. Entender a realidade, vai diminuir a questão do sofrimento", argumenta.

*As mudanças provocadas pela pandemia*

Conforme Cristina, a pandemia trouxe mudanças, forçando muita gente que tinha o dia-a-dia de muito ocupado a parar ou a diminuir muito o seu ritmo. "A yoga ajuda a questionar a realidade que estão vivendo. Muita gente perde o ente querido e a técnica ajuda a lidar com essas emoções", avalia.

"Tem sido uma redescoberta para lidar com a vida", fala do período. Para ela, não é que fazendo Yoga os problemas desaparecem, mas aprendemos a lidar com eles. Diminuindo o stress e a ansiedade. "Transforma como a gente lida com isso. Dando espaço para o nosso acolhimento e aceitação da realidade como ela é. Dá espaço para escolher como vamos agir, ao invés de reagir", explica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp