É o caso de Shaiane Assis, brasileira que está adiantada às 23 horas, em relação ao horário de Brasília. Ela mora na Austrália, e procurou práticar Yoga no período da manhã. Lá são 6 horas, aqui no Brasil são 5 da tarde, quando a professora Cristina Pereira, faz um vídeo chamada para iniciar a aula, que conta com a presença da Sandra, de 49 anos.
Mesmo a distância, as duas buscam as mesmas coisas: melhorar a saúde. "Eu procurarei para melhorar ao stress e para uma melhor questão de respiração, na preparação para o parto", explica Shaiane. Quando veio a pandemia e tudo foi fechado ela procurou mandar a atividade e lembrou da amiga dos tempos de escola, Cristina Pereira, de 36 anos, psicóloga e instituirá de Yoga.
"Eu trabalho sentada, e sempre tive muitas dores. Com a Yoga aprendi a respirar melhor e estar mais no aqui agora, melhorando minha saúde mental e os benefícios que ela traz", relata Shaiane.
Já Sandra, conta que a há muito tempo lida com a síndrome do túnel do carpo e já tentou algumas técnicas, até que indicaram fazer yoga. "Me disseram que iria ajudar bastante, e como está", diz. A dona de casa afirma que faz Yoga há um ano. "Me encontrei. Muitas coisas na vida começaram a fazer sentido. Aprendi a ser tranquila", avalia. "Eu super recomendo a quem precisar", aconselha.
Benefícios
A instrutora Cristina Pereira, da aula de yoga de 17 anos. Ela aponta que a prática fortalece os músculos e aumenta a consciência do agora trazendo mais equilíbrio. A respiração é outro fator importante, que apoia a mente no agora, buscando o relaxamento e a concentração. "Ela facilita na habilidade de lidar com as emoções", aponta Cris.
"A maior parte dos sofrimentos é criada pela mente. Então a Yoga ajuda a lidar com a realidade, evita que a gente sofra. Entender a realidade, vai diminuir a questão do sofrimento", argumenta.
*As mudanças provocadas pela pandemia*
Conforme Cristina, a pandemia trouxe mudanças, forçando muita gente que tinha o dia-a-dia de muito ocupado a parar ou a diminuir muito o seu ritmo. "A yoga ajuda a questionar a realidade que estão vivendo. Muita gente perde o ente querido e a técnica ajuda a lidar com essas emoções", avalia.
"Tem sido uma redescoberta para lidar com a vida", fala do período. Para ela, não é que fazendo Yoga os problemas desaparecem, mas aprendemos a lidar com eles. Diminuindo o stress e a ansiedade. "Transforma como a gente lida com isso. Dando espaço para o nosso acolhimento e aceitação da realidade como ela é. Dá espaço para escolher como vamos agir, ao invés de reagir", explica.