20/06/2021 às 08h31min - Atualizada em 20/06/2021 às 08h31min

Chegada do inverno promete frio intenso em SC

Estação deve ter temperaturas abaixo da média climatológica, com geadas amplas e termômetros negativos em várias regiões; confira a previsão

LORENZO DORNELLES - 87 News
ND Mais
Chegada do inverno promete frio intenso em SC; saiba as cidades mais frias do Estado. Acima, registro feito em São Joaquim, na Serra catarinense, no inverno de 2020 – Foto: Mycchel Legnaghi/Divulgação/ND

frio já chegou em Santa Catarina há algumas semanas, mas o inverno só começa oficialmente às 0h32 desta segunda-feira (21). Com ele, a promessa de uma estação ainda mais fria do que a média climatológica para o período.

De acordo com a previsão da meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, são esperados pelo menos três ondas de frio, com dias consecutivos de temperaturas muito baixas.

Há ainda, condições para a formação de neve mais uma vez em Santa Catarina, principalmente no Planalto Sul e Serra. O fenômeno, porém, só pode ser previsto com uma breve antecedência.
“A chance para ocorrência de neve nós só temos como prever com três a cinco dias de antecedência”, explica Gilsânia Cruz. Porém, o Estado tem regiões que podem condicionar a formação do fenômeno nos dias mais frios.

“Quando a gente fala de uma estação como o inverno, pela climatologia sabemos o que pode ocorrer. No caso da neve é a combinação de frio intenso com a umidade, hoje dá para dizer que quando tiver essas condições, pode ocorrer a neve. Mas ainda não dá para afirmar com certeza se vai ocorrer, nem quando”, pondera.

 

E vai ter neve em SC?

 

Se não com neve, os catarinenses terão as paisagens cobertas de gelo em formações de geada ampla que estão previstas principalmente para o mês de julho, que inclusive é considerado o mais frio do ano, segundo a Epagri.

Já o meteorologista Piter Scheuer é categórico em afirmar que o fenômeno deve ocorrer em Santa Catarina, e logo. “Neve vai ter. Não vai demorar muito até as primeiras massas de ar frio, e neve vai ter de certeza”, garante.

Quais são as cidades mais frias de Santa Catarina?

Nas localidades mais geladas do Estado, as temperaturas devem ficar negativas em boa parte do inverno. São nelas onde há chances da queda de neve em ocasiões em que a umidade também colabore.

“Normalmente são cidades mais altas do Estado, acima de 700 m, 800 m… na Serra normalmente é onde se registra a temperatura mais baixa, na área entre Urupema e Bom Jardim da Serra. Mas também tem lugares onde devemos registras temperaturas abaixo de 0° C, como no Meio-Oeste, Oeste e Planalto Norte. São regiões que têm cidades com maior altitude e que em uma massa de ar frio de origem polar vão registrar temperaturas negativas”, afirma Gilsânia.

Registro de neve em Anitápolis – Foto: Reprodução/@anitapolis_sc/ND

Registro de neve em Anitápolis – Foto: Reprodução/@anitapolis_sc/ND


Registro de neve em Anitápolis – Foto: Reprodução/@anitapolis_sc/ND

Scheuer destaca as mesmas áreas, com destaque ainda para os municípios de Painel e Bom Retiro, que, segundo ele, devem ser alguns dos mais frios de todo o Estado.
 

Temperaturas negativas

 

A meteorologista da Epagri/Ciram informa quais são as menores temperaturas que o inverno deve chegar, e avisa que o frio intenso é espalhado por todas as regiões.

“Tem situações que a gente pode chegar a -7° C, -8° C. Em uma massa de frio mais intensa pode até ser menor do que isso. E não é só na Serra, tem várias regiões que podem ter temperaturas negativas”, alerta.

Ao observarmos os recordes de frio em Santa Catarina, essa análise se confirma. Entre as cidades mais frias, podemos citar Caçador, Curitibanos, São Joaquim, Irineópolis, Campo Alegre, Matos Costa,  Urupema e Urubici.

A temperatura mais baixa já registrada no Estado, inclusive, foi em Caçador, no Meio-Oeste, quando marcou -14° C em 11 de junho de 1952.

A Epagri/Ciram organizou uma tabela, onde reúne as médias de temperaturas das cidades catarinenses mais altas durante os três meses de inverno.

O “Top 5” dos municípios mais gelados segundo este levantamento mostra uma diversidades nas regiões.

Confira as menores temperaturas médias em Santa Catarina:

  • Irineópolis, Planalto Norte: 5,8° C
  • Campo Alegre, Planalto Norte: 6,1° C
  • Canoinhas, Planalto Norte: 6,1° C
  • São Joaquim, Planalto Sul: 6,5° C
  • Curitibanos, Meio-Oeste: 7 ° C

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp