13/05/2021 às 17h13min - Atualizada em 14/05/2021 às 01h40min

Respeito e responsabilidade é o tema do mês de conscientização sobre a segurança no trânsito

Empresa alemã fala sobre práticas para um trânsito mais seguro

DINO
http://dekra.com.br


O mês de maio é marcado como o principal período de conscientização sobre segurança no trânsito e prevenção de acidentes. A data foi escolhida após a ONU decretar, de 2011 a 2020, a Década de Ação para Segurança no Trânsito. O movimento Maio Amarelo, apoiado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como tema em 2021 o respeito e a responsabilidade no trânsito, colocando em pauta a segurança nas estradas e mobilizando tanto o poder público quanto a sociedade civil. Atualmente, o Brasil ocupa o quinto lugar, entre os 178 países do mundo, no ranking de mortes no trânsito, atrás apenas da Índia, China, EUA e Rússia, de acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde de 2015.

“Infelizmente temos um alto índice de mortes por acidentes de trânsito no país, por isso é tão importante destacar práticas de segurança que podem salvar vidas”, afirma o diretor comercial e de franquias da DEKRA no Brasil, Reinaldo Hagge. A empresa internacional de segurança atua há mais de 20 anos no setor de vistorias automotivas no Brasil e, em apoio à campanha, aponta quais práticas essenciais devem ser implementadas para um trânsito seguro. Segundo dados do Atlas da Acidentalidade do Transporte Brasileiro, em 2020 houve 17.660 acidentes decorrentes da falta de atenção no trânsito, 4.470 por ingestão de álcool e 6.786 por desobediência à sinalização - os dados referem-se aos veículos de classe A. Portanto, a primeira prática importante para a segurança nas estradas é a implantação da cultura de atenção no trânsito. Orientar amigos e familiares a respeitar as regras de trânsito, não dirigir após ingestão de bebida alcoólica, não utilizar o celular enquanto dirige e fazer uso do cinto de segurança são ações essenciais para um trânsito seguro.

Outra ação complementar é não fazer ultrapassagens indevidas, manter distância de outros veículos, andar em velocidade compatível com a sinalizada na via e fazer manutenções periódicas para evitar problemas mecânicos no veículo em momentos inoportunos. Somente no último ano, o Atlas da Acidentalidade contabilizou mais 20 mil pessoas envolvidas em acidentes como esses. “Nossa orientação como empresa especializada em segurança é que devemos sempre praticar ações no trânsito que vão preservar a nossa vida e das pessoas ao nosso redor. O seu comportamento pode interferir no futuro de outro cidadão, por isso o respeito e a responsabilidade no trânsito podem prevenir acidentes e salvar vidas”, finaliza o diretor.



Website: http://dekra.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp