22/03/2021 às 09h17min - Atualizada em 22/03/2021 às 09h17min

​Dia Mundial da Água traz alerta sobre consumo consciente

No dia 22 de março, a data é lembrada também no município de Cocal do Sul, que conta com três captações superficiais e quatro poços artesianos

Amanda Farias - 87 News
O dia 22 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, como o Dia Mundial da Água. O objetivo da data é lembrar a população do mundo todo sobre a importância da preservação de um dos mais importantes bens naturais, a água.

“A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todas as espécies, é de fundamental importância para a sobrevivência humana e dependemos dela para quase tudo, desde as coisas mais simples até as mais complexas”, comenta o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Cocal do Sul, Alisson da Silva.

Devido à pandemia, o município não irá realizar nenhuma ação neste ano, porém o diretor do Samae reforça o alerta à população em relação ao consumo consciente da água. “As pessoas podem seguir algumas dicas básicas no dia a dia que podem fazer a diferença para o nosso planeta, como economizar água, fazendo o consumo consciente da torneira, chuveiro; evitar jogar óleo de cozinha no ralo da pia; substituir a mangueira por baldes de água; são pequenas ações que podem contribuir com nosso meio ambiente”, orienta Alisson.


Abastecimento de água em Cocal do Sul


De acordo com a coordenadora da Estação de Tratamento de Água (ETA), Carla Cristina Possamai Della, o sistema de abastecimento de água de Cocal do Sul conta com três captações superficiais e quatro poços artesianos.
“Todos os poços artesianos disponíveis, tem com presença do mineral fluorita. A fluorita é a principal fonte comercial do elemento Flúor usada para fluoretação da água, conforme portaria do Ministério da Saúde”, explica Carla.

A Barragem do Rio Cocal, tem o rio mais importante de Cocal do Sul. “Ele corta toda a cidade, é o rio com maior vazão disponível com aproximadamente 270l/s”, comenta Carla. A barragem está localizada no bairro Jardim Itália junto a Estação de Tratamento de Água. Já a Barragem do Rio Tigre está localizada na Linha Vicentina. O Rio Tigre apresenta uma vazão de aproximadamente 75l/s.

A Barragem Linha Ferreira Pontes, possui afluente com a menor vazão de todos os rios, com aproximadamente 23l/s. “Esta barragem está em área de proteção ambiental, cercada por vegetação nativa, onde possibilite que sua água apresente ótimas características físico-químicas”, pontua Carla.

O tratamento da água do município é feito na Estação de Tratamento de Água (ETA) convencional, localizada no Bairro Jardim Itália e é responsável pelo tratamento de 100% da água distribuída à população.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp