A Secretaria de Estado da Educação (SED) realiza nesta quarta e quinta-feira, 03 e 04, o período de pré-matrículas online de novos alunos na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2021.
O procedimento é dividido em duas etapas. A primeira é feita em uma plataforma on-line, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo. A segunda é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola).
A plataforma online estará aberta entre 9h do dia 03 fevereiro até 23h59 do dia 04 de fevereiro. A documentação pode ser entregue nas escolas entre os dias 03 e 05 de fevereiro, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar no cadastro dos estudantes. Para os responsáveis que precisam de auxílio no preenchimento da pré-matrícula utilizando os meios eletrônicos da unidade escolar, a inscrição será realizada das 9h às 12 h e das 13h às 17h dos dias 03 e 04 de fevereiro de 2021.
A reserva das vagas será feita por ordem de acesso. A partir da abertura do sistema, o usuário que selecionar antes uma das vagas disponíveis poderá fazer a pré-matrícula na respectiva escola. As vagas serão ocultadas do sistema na medida em que forem sendo preenchidas.
Apesar de os responsáveis encontrarem diversas vagas disponíveis durante o cadastro, o zoneamento ainda deve ser considerado para efetivar a matrícula. O critério utilizado pela unidade de ensino é a comprovação de que o estudante mora em até três quilômetros de distância da escola. Essa confirmação será feita com o comprovante de residência que será entregue na escola.
Consulte aqui a escola mais próxima de sua residência.
A orientação é fazer a matrícula na escola mais próxima do local onde o aluno mora. Há ainda outro critério, de proximidade com o local de trabalho dos pais, mas deve ser utilizado somente depois de atendidos os alunos que residem próximo à escola. Se os responsáveis tiverem a negativa de vaga em escolas próximas, os alunos podem contar com o transporte escolar.
Para receber os documentos que devem ser entregues, todas as escolas da rede estadual seguirão os protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano de Contingência Escolar (PlanCon-EDU), como o uso de equipamentos de proteção individual, álcool gel e limpeza dos ambientes escolares.
Veja abaixo a lista de documentos:
a) Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;
b) Cópia da Carteira de Identidade e/ou CPF;
c) Cópia do Comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável (só serão aceitos como comprovantes de residência: água, luz, condomínio, telefone, contrato de locação). Caso não possua o documento em nome dos pais ou responsável, providenciar uma declaração do dono do imóvel juntamente com a cópia da carteira de identidade do proprietário;
d) Cópia da Carteira de Vacina e número do SUS;
e) Ficha de Matrícula Assinada (formulário do site: matriculaonline.sed.sc.gov.br);
f) Atestado de frequência e/ou boletim atual;
g) Cópia dos históricos escolares carimbados e assinados (todas as séries anteriores). A entrega do Histórico Escolar terá prazo de até 30 dias do ato da matrícula, caso o candidato ainda não tenha possibilidade de apresentar o documento original.
As vagas remanescentes surgidas após o período de 03 e 04 de fevereiro de 2021, incluindo todos os anos/séries de cada escola, serão disponibilizadas no site matriculaonline.sed.sc.gov.br
Caso ainda permaneça com dúvidas, entre em contato com as Coordenadorias Regionais de Educação pelo telefone: 0800-6447890 ou acesse aqui. http://sed.sc.gov.br/pais-alunos-e-comunidade/30929-matriculas-2021