Com a pandemia de COVID-19 e a sanção da lei que autoriza o uso da telemedicina no Brasil, a possibilidade das consultas on-line atraiu muitos pacientes. Esse tipo de atendimento contribuiu, principalmente, para que pessoas do grupo de risco não precisassem sair de casa para cuidar da saúde. A operadora de planos de saúde Geap, por exemplo, somente nos últimos seis meses realizou mais de 22 mil atendimentos.
A aposentada Lidiomar Leão (74), que mora em Vitória da Conquista, na Bahia, faz parte da estatística. Ela e o marido, de 83 anos, conseguiram se consultar por meio de uma parceria entre a empresa Amparo Saúde e a Geap. A idosa, que estava recém-operada por conta de uma apendicite, foi atendida de forma virtual.
Lidiomar conta que ela e o marido estão em quarentena desde março de 2020. “Estou gostando muito e vou continuar a ser atendida. Estou muito feliz e satisfeita, meu sonho era chegar nessa fase”, afirmou a beneficiária da Geap que, desde então, se sente mais segura ao consultar um médico.
O marido de Lidiomar também teve uma gripe bem forte, já durante a pandemia do coronavírus. Por também estar no grupo de risco, o atendimento via telemedicina foi essencial para que ele pudesse receber um diagnóstico e realizar um tratamento. “É uma ferramenta que a gente ganha para dar mais acesso às pessoas, então hoje a gente consegue atender pacientes de todos os lugares. Os obstáculos geográficos que eram impostos até então, hoje a gente consegue vencer por meio da telemedicina”, explica o diretor médico da Amparo Saúde, Renato Walch.
O serviço é oferecido não só para atender às necessidades de pessoas com suspeitas ou diagnóstico de COVID-19, como para eventuais queixas de saúde, que pode ser realizado usando apenas um celular ou tablet. Para garantir o atendimento a todos os beneficiários, a Geap disponibiliza o serviço sem coparticipação, independentemente do tipo de plano de saúde do usuário, que pode fazer a solicitação todos os dias da semana, em qualquer horário.