Durante o final do ano, por conta das festas de final de ano existe uma preocupação em relação ao fornecimento de bebidas para atender as comemorações de Natal e Ano-Novo. Pensando nisso, a Confenar - Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição - preparou uma estratégia focando no fornecimento de bebidas durante as festividades de final de ano, além do período de férias com a chegada do verão. Essa fase, entre dezembro e fevereiro, é marcada também por ser a época do ano na qual o consumo de bebidas normalmente aumenta.
Para atender essa demanda, a confederação reforça que as revendas se dedicaram neste ano e adaptaram o planejamento de suas atividades à realidade da pandemia no País para que os pontos de vendas mantivessem seus estoques repleto de produtos, inclusive nesta alta temporada.
"Tudo foi diferente ao longo do ano, com vendas em algum momento sendo efetuadas exclusivamente via telemarketing e/ou site e incrementos nas estruturas para o autosserviço (AS). Além disso, os revendedores tiveram que ajustar suas estruturas de Armazém, principalmente nos aspectos de tecnologias de fluidez logística, ocupação de espaços, melhorias técnicas e lideranças", diz o diretor de Vendas da Confenar, Mário Peres.
A Rede de Revendas também investiu na capacitação das equipes em diferentes áreas do negócio. "Investimos continuamente em treinamentos nas distribuidoras associadas com o apoio da Confenar para estarmos preparados para a alta temporada. Entre as atividades realizadas estão as capacitações digitais, utilizando plataformas on-line para garantir o aperfeiçoamento dos times e o aprimoramento nas vendas. Além disso, realizamos treinamentos intensos sobre prevenção à Covid-19 e reforçamos o uso constante e correto dos ‘novos’ Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscara e álcool em gel, bem como a postura em relação ao mercado", afirma Peres.
Mesmo com a dificuldade imposta pela restrição social da pandemia, as revendas conseguiram se adequar e focar para que a operação haja de maneira coerente com seus clientes, mas ainda há desafios. "O maior desafio do período será manter o equilíbrio de procedimentos na distribuição, já que mesmo com boas expectativas nas vendas há uma névoa sobre como agir de maneira segura diante da pandemia, até que de fato chegue essa vacina para avançarmos ainda mais".