16/12/2020 às 20h01min - Atualizada em 16/12/2020 às 20h01min

CÍRCULO ITALIANO DE COCAL ELEGE NOVA DIRETORIA COM A PARTICIPAÇÃO DA FORÇA JOVEM

Maria Luiza Darolt - 87 News

A atuante Associação Círculo Italiano de Cocal do Sul elegeu na noite de segunda-feira (14), os novos integrantes da diretoria para o biênio 2021/2022. A entidade reconhecida por resgatar, manter e incentivar a cultura italiana terá como presidente Orlei Sartor, reeleito ao cargo. A assembleia foi realizada na sede do Lions Clube do município e apresentou também a prestação de contas dos últimos dois anos. 

O ponto alto do encontro foi a participação de jovens interessados em fazer parte do Círculo Italiano. Todo trabalho de resgate e atuação do grupo foi apresentada e visto como uma grande oportunidade pelos convidados presentes. 

"Cocal do Sul foi colonizado por nossos antepassados que são de origem italiana, e por isso sempre tive paixão pela história, cultura e gastronomia italiana. O Círculo é uma oportunidade de conhecer mais, fomentar essas raízes, promover intercâmbios culturais e viver essa tradição tão rica. Estou muito feliz pelo convite realizado e por fazer parte desse grande projeto em nosso município", destaca a jovem integrante da diretoria, Tairini Barbosa.   

Segundo o presidente para o Círculo abrir as portas da Associação para novos integrantes na formulação da nova diretoria é muito gratificante e construtivo.

"São jovens engajados, que amam a cultura italiana e possuem ligação com nossos antepassados. Essa atitude é muito importante, pois assim temos a certeza de que o Círculo terá a sua continuidade nos próximos anos. É sangue novo que vem irrigar essas raízes para manter viva a nossa tradição e cultura. Todos são recebidos com muito carinho e orgulho", ressalta Orlei Sartor.    

Nos últimos dois anos, o Círculo Italiano inovou e apresentou inúmeras iniciativas que marcaram a sua atuação na comunidade. A entidade é uma grande incentivadora da promoção de cursos de italiano. Em parceria com o Governo Municipal, desde 2018 alunos podem fazer aulas no contraturno escolar. Hoje cerca de 200 crianças e adolescentes participam. Para adultos, atuou na abertura de duas turmas em 2019. 

No ano passado lançou ainda o evento do dia dos namorados "Innamorati" e o projeto La Nostra Gente, considerado o mais importante. Uma iniciativa que visa reunir os colonizadores por meio de encontro no meio rural, com missa rezada e cantada em italiano, música italiana, almoço típico, café, jogos de mora, bocha, museu, entre outros.

A Associação também é reconhecida pela gastronomia típica e esta presente no Cocal Bike e na Cocalfest levando pratos saborosos e esperados pelo público todos os anos. Realiza ainda o Festival da Canção Folclórica Italiana durante a Cocalfest. Em 2020 não foram realizados eventos em função da pandemia, mas a sua principal atuação foi a parceria na concretização do Pacto de Amizade entre a Prefeitura de Cocal do Sul e a cidade italiana Soverzene. Uma comitiva embarcou em fevereiro para viver este marco e um grande passo em prol da cultura. 

"Foram dois anos muito intensos e de concretização de importantes projetos. Fizemos o nosso melhor. Resgatamos e preservamos as nossas raízes culturais, da manutenção da língua italiana, bem  como, o seu dialeto, suas tradições, seus costumes. Estamos felizes com o desempenho dessas diretorias e nos comprometemos em continuar a fazer cada vez mais para todos os descendentes e apreciadores da cultura italiana", finaliza Orlei Sartor. 

 

NOVA DIRETORIA

 

Presidente: José Orlei Sartor

Vice-presidente: Rosa Albertina De Lorenzi Carrer (Beta)

1º Secretário: Cássio Pagnan

2º Secretária: Maria Luiza Da Rolt

1º Tesoureiro: Alexandre Possamai

2º Tesoureiro: Vladimir Búrugo

Conselho Deliberativo: Pedro De Fáveri, Juliano De Fáveri e James Périco. Suplentes: Renan Zatta e Bruno Ghiso.

Conselho Fiscal: Xandrus Galli, Edemar da Rolt e Leandro Dalló. Suplentes: Tairini Barbosa e Jaderson Périco.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp