11/12/2020 às 11h54min - Atualizada em 13/12/2020 às 00h01min

Consumo de álcool pode atrapalhar a Fertilização In Vitro?

O álcool é frequentemente consumido para socialização ou para lidar com emoções difíceis. Seria indicado o consumo para quem está tentando engravidar?

DINO
http://www.drviniciusstawinski.com.br
FIV e bebida


O álcool é frequentemente consumido para socialização ou para lidar com emoções difíceis. Com a pandemia e as mudanças de hábito, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) divulgou um estudo que confirma o aumento do consumo de bebidas alcoólicas neste período. E, com a chegada das festas de fim de ano, a expectativa é incluir alcoólicos nas comemorações. Mas qual será o efeito do álcool para quem está em tratamento para a Fertilização In Vitro I (FIV)?

Como os sinais de ansiedade, medo, depressão, tédio e incerteza tornaram-se mais comumente relatados durante a pandemia de Covid-19, o consumo de álcool também aumentou, apesar do fechamento de muitos estabelecimentos comerciais, como os bares. De acordo com o estudo "Uso de Álcool e Covid-19", publicado pela Opas em setembro, constatou-se a intensificação do abuso de álcool no período do isolamento. A publicação foi desenvolvido de 22 de maio a 30 de junho com mais de 12 mil pessoas de 33 países da América Latina e Caribe, dos quais 30,8% eram brasileiros.

Segundo a publicação, 35% dos entrevistados com idades de 30 a 39 anos informaram aumento na frequência do comportamento conhecido como beber pesado episódico - ou seja, beber cinco ou mais doses de bebida alcoólica - o que equivale a mais de 1,7L de cerveja, 750mL de vinho ou 225mL de destilado em uma única ocasião.

Além disso, 52,8% dos entrevistados que exageraram na dose relataram ao menos um sintoma emocional como ansiedade, nervosismo, insônia, preocupação, medo irritabilidade e dificuldade para relaxar.

E, quando se trata de procedimento para engravidar, o consumo de bebidas alcoólicas pode ter um efeito negativo tanto no homem quanto na mulher. "Durante o tratamento - seja com a FIV ou outros da medicina reprodutiva humana - ingerir bebidas alcoólicas pode afetar a qualidade e quantidade dos óvulos e espermatozoides, comprometendo a fertilidade do casal", explica o médico especialista em reprodução humana Vinícius Stawinski. ⠀

"Além disso, o álcool em excesso pode causar problemas de saúde e sociais, proporcionando comorbidades e sendo um dos motivos que aumentam as chances do homem ou da mulher de ficar em sobrepeso e obesidade", frisa o médico.
Portanto, vale a pena pensar no futuro, cuidar-se nas festividades e consulte seu médico para avaliar o seu caso.



Website: http://www.drviniciusstawinski.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp