30/11/2020 às 14h26min - Atualizada em 01/12/2020 às 00h00min

Protocolos elaborados por hospitais de referência fazem o retorno às aulas mais seguros

Ao planejar a reabertura das escolas durante a fase atual da pandemia de COVID-19, é fundamental equilibrar o risco de transmissão com os benefícios do ensino presencial quanto à aprendizagem e socialização.

DINO
http://www.fernaogaivota.com.br


Após a liberação do retorno às atividades presenciais nas instituições de educação básica do Estado de São Paulo, escolas particulares buscam a reabertura seguindo protocolos rígidos de saúde e biossegurança.

A Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville - instituição de ensino particular localizada em Alphaville, na Grande São Paulo - retornou às atividades presenciais em outubro, após firmar parceria com o Sabará Hospital Infantil, referência em saúde pediátrica no Brasil.

A partir da experiência de 60 anos no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos, o Sabará Hospital Infantil desenvolveu um protocolo de segurança para a volta das aulas presenciais. Além de destacar ações mais comuns como prevenção da entrada de sintomáticos na escola, o distanciamento físico e rígidos processos de limpeza e desinfecção ambiental.

O objetivo da parceria foi auxiliar a escola para o retorno seguro às atividades presenciais, de acordo com o protocolo Sabará Volta às Aulas, bem como avaliar e orientar por telemedicina os casos suspeitos de COVID-19 na comunidade escolar, minimizando os riscos de contaminação e transmissão.

"Para esse retorno seguro, fomos buscar orientações de quem mais entende de crianças. A equipe do Hospital participou do nosso planejamento de reabertura, visita técnica para orientação dos nossos espaços físicos e treinamento da equipe escolar", explica a diretora pedagógica Cidinha Rivetti.

O Programa de Reabertura foi apresentado à comunidade escolar em uma live conduzida pelo Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira Junior, infectologista do Sabará Hospital Infantil. "Os protocolos para reabertura das escolas visam atenuar e não eliminar os riscos de contaminação. Nenhuma ação ou conjunto de ações isoladas eliminará completamente o risco de transmissão do SARS-CoV-2, mas a implementação de várias intervenções coordenadas pode reduzir esse risco. É importante que pediatras, famílias e escolas formem parcerias para identificar e desenvolver adaptações, quando necessário", explica Dr. Francisco.


Atividades remotas continuam até o final do ano letivo

Mesmo com a reabertura escalonada das turmas, a Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville, instituição que atende desde a Educação Infantil (a partir de 2 anos) até o Ensino Médio elaborou um cronograma cuidadoso para o atendimento presencial e remoto, contemplando todos os segmentos. "Afinal nosso ensino bilíngue não pode parar", comenta Cidinha Rivetti.

O retorno dos alunos à escola é gradual e para manter o percentual permitido pelo município, 30% dos alunos, foi preciso criar o que os especialistas chamam de bolhas, a fim de garantir que o aluno não seja exposto ao contato com outras pessoas que não seus pares.

"Este ano foi e ainda será de muitos aprendizados, tanto para gestores, professores, alunos e pais. Reaprendemos a forma de ensinar, de trabalhar e de lidar com as relações interpessoais. Apesar do distanciamento, estamos muito próximos. Para os nossos alunos o mais importante com o retorno à escola será o convívio social. Este será o nosso propósito até o final do ano. Estamos confiantes", comenta Cidinha.


Sabará Hospital Infantil

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos. É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

Fundado há 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento nos casos de cardiopatia congênita, e transplantes renais.

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com sua maturidade cognitiva e compreensão de mundo, facilitando assim o seguimento do tratamento.



Website: http://www.fernaogaivota.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://87news.com.br/.

Audiência Pública para discutir o binário de Cocal do Sul: você é a favor ou contra?

57.4%
42.6%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp