18/11/2020 às 16h44min - Atualizada em 19/11/2020 às 00h00min

Especialista alerta para aumento no número de casos de dengue e orienta como se proteger

Ações preventivas ajudam a evitar a proliferação de criadouros do mosquito

DINO
http://www.bayer.com.br


A próxima quinta-feira (19) será marcada pelo Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A data serve de alerta para a população sobre a importância da eliminação dos criadouros. No verão, há uma intensificação das campanhas por conta da alta proliferação do mosquito, mas ações de sensibilização devem ocorrer ao longo de todo o ano.

Fernando Bernardini, gerente de desenvolvimento de soluções da Bayer, explica quais cuidados a população pode tomar para controlar a proliferação do mosquito. “É preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, por isso, é importante ficar atento àquele vasinho de planta que acabou de ser regado, manusear e descartar o lixo da forma correta vedando bem os sacos, manter garrafas de boca para baixo e furar e eliminar latinhas, tapar ralos, manter o quintal de casa limpo, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras”, esclarece.

O especialista reforça que os meses mais quentes exigem cuidados redobrados em relação às infestações e atenção da população no controle de criadouros do Aedes aegypti. Segundo Bernardini, quando conseguem entrar nas casas, essas pragas costumam ficar em ambientes baixos e sem exposição solar, como atrás dos móveis, portas, cortinas e embaixo de mesa.

Aumento

Em 2020, o número de casos divulgado pelo Ministério da Saúde à Organização Panamericana de Saúde até a semana 40 do ano é de 1,4 milhão de notificações de dengue.

Embora a dengue não tenha relação direta com o novo coronavírus, a existência de duas epidemias em paralelo, uma por vetor, no caso da Aedes aegypti e a outra por transmissão pelo ar, a Covid-19, em um mesmo momento é preocupante. “Por isso, a mudança de hábito é tão importante e é preciso conscientizar a população”, finaliza Fernando Bernardini, gerente de desenvolvimento de soluções da Bayer.

Mais dicas e informações sobre o controle de pragas urbanas em www.bayer.com.br



Website: http://www.bayer.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp