16/08/2019 às 09h26min - Atualizada em 16/08/2019 às 09h26min

Governador anuncia ações de defesa civil

- 87 News
GOVERNO SC

O Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, divulgou nesta semana a concretização de duas grandes ações na área de proteção e defesa civil. A primeira foi a assinatura da ordem de serviço para a recuperação da SC-108, em Guaramirim, que foi atingida por uma forte enxurrada no início deste ano. Já a segunda, foi a abertura do processo licitatório para a compra de um radar meteorológico, banda x, que será instalado no Norte do Estado.

A assinatura da ordem de serviço ocorreu após o Governador visitar , junto com o Chefe da Defesa Civil Estadual (DC SC,  João Batista Cordeiro Jr, a área atingida pelo desbarrancamento provocado por uma forte enxurrada. Desde o incidente a DC SC vem dando suporte ao município e trabalhando para que a situação fosse normalizada.

WhatsApp Image 2019 08 12 at 17.43.58

WhatsApp Image 2019 08 12 at 17.43.58

Visita a área atingida em Guaramirim. Foto: Flavio Jr, Ascom DCSC

“Buscando uma resposta mais rápida para os moradores da região a DC SC assumiu a recuperação e realizou a licitação na forma de Regime Diferenciado de Contratação (RDC)”, comentou o Chefe da Defesa Civil. Segundo ele, a empresa que vai realizar a obra será a ETec que apresentou o valor de R$ 2.155.000,00.

A busca por uma solução rápida e definitiva foram quesitos determinador pelo Governador.  “Viabilizamos os recursos junto ao Governo Federal, agora os trabalhos necessários serão colocados em prática e em breve a SC 108 será liberada”, comentou o Governador.

O Chefe do Executivo declarou que o projeto não poderia ser feito de qualquer forma. “Tínhamos que levar uma resposta definitiva. A intervenção que faremos é estruturante buscando estabilidade para o local e assim gerando segurança para os moradores”, explicou Carlos Moisés.

Já a abertura da licitação para a compra do novo radar meteorológico ocorreu durante um evento na Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul. Na oportunidade o Chefe da Defesa Civil esclareceu que o equipamento vai integrar a rede própria da Defesa Civil que faz a cobertura de todo território catarinense. “Este radar será instalado no norte do Estado com o objetivo de melhorar os dados da região, que devido às características topográficas apresenta micro-climas”, disse. O Equipamento está orçado em R$ 5,5 milhões.

WhatsApp Image 2019 08 12 at 17.44.14

WhatsApp Image 2019 08 12 at 17.44.14

Abertura da licitação para a compra do radar feita através do Governo Digital. Foto: Flavio Jr, Ascom DC SC

O radar meteorológico é uma ferramenta muito importante para o monitoramento e emissão de alertas meteorológicos para a população. “Não é possível falar em Prevenção se não conseguimos prever os eventos meteorológicos”, completou o Governador.

Para melhorar o serviço de alertas prestado aos catarinenses, a atual administração, implantou o monitoramento climático 24 horas. Através de uma equipe multidisciplinar, composta por meteorologistas, oceanógrafos e hidrólogos, os avisos e alertas para a população são disponibilizados através de redes sociais, mensagens de SMS, durante a programação de canais fechados de televisão e no site da Defesa Civil de Santa Catarina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp