Para fazer marketing digital, é preciso aprender sobre SEO, ou search engine optimization. A otimização para mecanismos de busca tem o objetivo de tornar um site ou um conteúdo mais atraente para o Google, melhorando o posicionamento do mesmo em suas páginas de resultados. Existem dois tipos de SEO: o SEO on page e o SEO off-page. Sendo assim, é crucial conhecer algumas técnicas de SEO off-page para montar uma estratégia de otimização.
Para o diretor da Agência IMMA e especialista em marketing digital, Rodrigo Darzi, o SEO off-page é um campo com frequência subestimado pelos empresários. "Muitas pessoas acham que o SEO só se faz de forma interna, com modificações na estrutura do site otimizado," afirma ele. "Mas a verdade é que a otimização externa pode ser tão importante quanto os procedimentos internos."
Essa otimização externa se dá na forma de backlinks, links de outras páginas que levam o usuário ao site em questão. "Ter muitos backlinks é positivo para um site," explica Rodrigo. "porque, se há muitas pessoas linkando para o seu site, significa que há muitas pessoas falando sobre ele. Ou seja, o Google vai começar a percebê-lo como relevante para os assuntos discutidos. A consequência é que o seu rankeamento nas páginas de resultados passa a melhorar."
Uma boa forma de conseguir mais backlinks é postando conteúdo nas redes sociais. Isso porque o conteúdo que é postado nesse tipo de espaço tende a ser compartilhado pelos usuários, o que gera mais backlinks.
Outro caminho, comenta Rodrigo, é fazer guest posts em outros blogs. "Um guest post é um texto que um convidado faz em um blog que não é o seu, e normalmente inclui um link para o blog da pessoa. Para ganhar mais backlinks, é ótimo investir em guest posts, mas claro que, para isso, você precisa construir relações com outros donos de blog. Assim, é preciso comentar em outras conteúdos e interagir mais para ir, aos poucos, criando essas oportunidades para você."