28/09/2020 às 13h29min - Atualizada em 29/09/2020 às 00h00min

Escaneamento intraoral digital: o fim das moldagens no dentista?

Atualmente, a técnica de moldagem convencional está sendo substituída pelo escaneamento intraoral, mas será que o procedimento é acessível e realmente vai fazer as massinhas e moldes sumirem?

DINO
https://www.sbodontologiaespecializada.com.br
Aparelho de escaneamento digital intraoral


Levante a mão quem nunca passou pelo dentista e teve que fazer uma desconfortável moldagem (aquela impressão dental feita com a massinha rosa e moldeiras de metal). É, pois é. Pode ser que esse incômodo procedimento esteja com os dias contados.

Saber e reproduzir a disposição dos dentes dentro da boca é essencial para o dentista fazer um correto diagnóstico e escolha do tratamento. E para isso, é realizada a impressão da arcada dentária.
A mais tradicional é o método monofásico, onde a moldagem é feita a partir da "massinha rosa", conhecido pelos pacientes como um procedimento um tanto quanto desagradável.

Atualmente, a técnica de moldagem convencional está sendo substituída pelo escaneamento intraoral. Através de um scanner digital, que mais parece uma caneta robusta com uma câmera em sua extremidade, o dentista pode "moldar" a boca toda do paciente, sem necessidade de nenhum material e sem mesmo tocar nos dentes, digitalizando rapidamente a área desejada.
Além de prático, fácil de manipular e rápido, o escaneamento oral digital garante melhores resultados devido a sua alta precisão. Ele permite a visualização e digitalização de toda arcada dentária, incluindo tecidos e áreas de difícil alcance, com altíssima qualidade.

Para os profissionais, o procedimento elimina algumas etapas clínicas e ainda evita possíveis erros de distorções, garantindo mais precisão para o processo e segurança para os pacientes. Em alguns casos, também é possível simular o resultado final do tratamento antes mesmo do seu início.

O Cirurgião-dentista Dr. Sergio Barbosa, da SB Odontologia Especializada, que atua na área há quase 40 anos, aprova a novidade: "O método do escaneamento dental é uma evolução muito bem-vinda, que facilita e melhora o trabalho do dentista. Essa é uma das evoluções mais importantes dos últimos anos, pois além de eliminar a moldagem, replica a arcada dentária do paciente para o computador, o que nos permite planejar, analisar e confeccionar os trabalhos de uma maneira mais rápida, precisa e previsível."

Pode ser usado em quais casos?

A tecnologia que realiza impressões digitais em 3D pode ser utilizada em praticamente todos os procedimentos que necessitam de moldagem. Além disso, pode ser aplicado em diversos tratamentos como lentes e facetas dental, Invisalign, coroas, próteses, implantes, simulações de cirurgias, entre outros.

Benefícios do escaneamento digital

Mais rápido
Menos desconforto para o paciente
Reduz o número de consultas
Mais precisão
Mais higiênico
Imagens coloridas que exibem a coloração exata dos dentes
Simulações de tratamentos e cirurgias
Economia de espaço físico
Arquivo digital, o que facilita a troca de informações e a comunicação com outros profissionais, laboratórios e com o próprio paciente.

Vale ressaltar que as técnicas convencionais ainda são aplicadas em diversos casos, porém a tecnologia na odontologia vive em constante evolução, sempre com o intuito de desenvolver equipamentos, produtos e técnicas cada vez mais acessíveis, confortáveis, eficazes e precisos para elevar a qualidade do atendimento.



Website: https://www.sbodontologiaespecializada.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp