25/09/2020 às 18h30min - Atualizada em 27/09/2020 às 00h00min

Pintura em metal gera novas possibilidades de criação de joias

Técnicas de pigmentação de metais chamam a atenção por diversificar a apresentação de peças em ouro, prata, latão, cobre ou alumínio

DINO
http://www.contextualiza.com
Alice Lobato Joias/ Divulgação


Apesar da crise provocada pela pandemia da Covid-19, a comercialização de alguns produtos de luxo está em crescimento. De acordo com uma pesquisa da consultoria Bain & Company, as vendas online de joias, bolsas, sapatos e vinhos estão em alta e podem representar 30% do mercado de luxo até 2025.

A indústria joalheira brasileira movimenta cerca de R$ 20 bilhões anuais e busca inovar. A diversificação de matérias-primas e técnicas de criação reinventa negócios e ajuda a superar a crise. Um exemplo disso são as joias pintadas à mão, com a adoção de técnicas italianas de pigmentação e outras aplicações que podem garantir um novo estilo às peças. Brincos, colares, anéis, pulseiras e braceletes podem ser transformados, apresentando variadas cores que encantam pela beleza e originalidade.

Muitas peças estão sendo repaginadas nas mãos da designer de joias Alice Lobato, desde que ela se especializou em pigmentação de metais na Itália. No Brasil, a designer criou o Workshop Técnicas de Cor no Metal, que ensina técnicas para colorir os metais. Mais de 60 alunos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília participaram do workshop em 2019. Mas, devido ao período de distanciamento social em combate ao coronavírus, Alice Lobato adaptou o curso para o formato online e a demanda segue crescendo. "O uso das técnicas italianas que trazem ‘vida’ e um charme único para cada peça, com diversas cores e texturas", afirma a designer de joias Alice Lobato.

JOIAS COLORIDAS
As joias pigmentadas, que são tradicionalmente valorizadas pelos italianos e em outros países europeus, também podem encantar brasileiros. É possível colorir diferentes superfícies de metal: joias confeccionadas em ouro, prata, latão, cobre ou alumínio podem ganhar novas cores, por meio da aplicação de pigmento em pó, pintura com tinta acrílica, flocagem, pátinas, oxidações e desenhos com canetas para porcelana, entre outras possibilidades.

Uma das aplicações de cor no metal mais curiosas ocorre a partir da oxidação por alimento. Essa técnica consiste em levar o metal ao contato controlado com substâncias derivadas de alimentos de natureza ácida, como o limão e o alho, entre outros. "Esse contato promove uma corrosão desejada na peça, que cria nuances de cor em tons terrosos e uma textura diferenciada", explica Alice. Outra técnica de destaque em pigmentação de joias é a "flocagem", que cria uma superfície aveludada sobre a peça.

O CURSO
Quem deseja aprender as técnicas de pigmentação pode contar com o Workshop Online Técnicas de Cor no Metal, com aulas pela internet ministradas pela designer Alice Lobato. O workshop tem por objetivo difundir as técnicas para designers de joias e outros profissionais que já atuam no ramo de joalheria. Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrições e datas das aulas, com programação divulgada nas redes sociais da artista, no perfil do instagram @alicelobatojoias.

"Com o Workshop Técnicas de Cor no Metal eu busco auxiliar profissionais que desejam inovar na confecção de joias autorais. É um trabalho delicado e exclusivo, que têm gerado um feedback muito positivo", conta a designer Alice Lobato. Além de lecionar sobre as técnicas de pigmentação em metal, Alice também cria joias autorais exclusivas, que estão disponíveis na loja virtual da designer, no site www.alicelobato.com.br.

SOBRE A ARTISTA
Alice Lobato é bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Estácio de Sá, especialista em joalheria com formação pelo Escolha de Joalheria Atelier Mourão e pós-graduada em Design de Joias pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Ela se especializou em pigmentação de joias na escola de joalheria contemporânea Alchimia, em Florença, na Itália, que a inspirou na criação do Workshop Técnicas de Cor no Metal. Para aperfeiçoar suas atividades como docente, atualmente Alice Lobato está cursando Artes Visuais com habilitação em licenciatura na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo.



Website: http://www.contextualiza.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp