11/09/2020 às 08h44min - Atualizada em 11/09/2020 às 08h44min

La Niña está de volta e deve afetar o clima global

- 87 NEWS
MetSul

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos acaba de anunciar em comunicado que o fenômeno La Niña está de volta. Ainda no domingo, a MetSul Meteorologia informava que as condições no Pacífico eram de La Niña e que um anúncio pela norte-americana NOAA era “questão de dias”. Quatro dias depois, a agência de clima do governo dos Estados Unidos confirmou o que esperávamos.

De acordo com o informe da NOAA, as condições de La Niña devem permanecer ao menos até o verão (meridional) e o episódio pode no pico no final do ano chegar ao limite da intensidade moderada.

O fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico na região equatorial influencia o clima em todo o planeta. Uma das conseqüências globais mais imediatas é uma temporada de furacões muito mais ativa que o normal no Atlântico Norte. No Brasil, historicamente, o fenômeno traz menos chuva na primavera, verão e outono no Sul do Brasil e um aumento das precipitações na Região Nordeste.

Como nenhum evento de La Niña é igual ao outro, outros fatores podem entrar em cena para determinar que em algumas regiões os impactos não sejam os que poderia em regra se esperar do fenômeno.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp