Após quatro meses de funcionamento, as atividades dos Hospitais de Campanha Lagoa-Barra e Parque dos Atletas chegam ao fim, comemorando os sucesso do projeto de liderado pela Rede D’Or São Luiz que, somados, atenderam a mais de 1.200 pacientes.
O sucesso do projeto, 100% custeado com recursos privados, reforça a importância da parceria público-privada, não somente para momentos de crise, mas como instrumento de política públicas permanentes. Cada vez mais as empresas têm se engajado em causas que acredita, pois encontram nisso uma forma de promover seu papel no mundo.
Neste contexto, os hospitais de campanha do Rio contaram com o apoio da Bioxxi, empresa que nasceu na Cidade Maravilhosa e hoje é a maior empresa da América Latina em esterilização de artigos para a saúde. Especialmente neste contexto de pandemia viral, uma camada importante da cadeia de atendimento à saúde é justamente a esterilização de materiais médicos. Pensando nisso, a Bioxxi, que atende a mais de 300 clientes, entre hospitais, consultórios e clínicas, só no Estado do Rio, resolveu ajudar e oferecer seus serviços aos Hospitais de Campanha sem cobrar nada por isso.
Nestes quatro meses de operação, a Bioxxi reprocessou mais de 33.000 artigos. Neste trabalho, a empresa faz a coleta dos materiais utilizados nas unidades hospitalares e realiza todos o processo de esterilização em sua unidade operacional, devolvendo para o hospital de campanha o artigo estéril em menos de 24h. Este modelo de negócios é essencial para garantir que artigos, como aqueles utilizados na assistência respiratória, possam ser reutilizados com segurança, livre de agentes infecciosos.
"Nosso negócio vai além da esterilização, nosso propósito maior é proteger as pessoas e o planeta. Investimos em tecnologia, processos e capital humano e nesta pandemia entendemos que era importante disponibilizar tudo o que desenvolvemos para ajudar o Sistema Único de Saúde e a população carioca.”, explica Diego Pinto, CEO da Bioxxi.
O Hospital de Campanha Lagoa Barra começou a operar no dia 25 de abril e encerrou suas operações na última quinta-feira (20/08), após 742 pacientes atendidos. A Rede D’Or São Luiz liderou a construção e operação do Hospital. O investimento total foi de R$ 60 milhões provenientes exclusivamente da iniciativa privada. A Rede D’Or arcou com R$ 40 milhões e R$ 20 milhões foram custeados pela Bradesco Seguros, Lojas Americanas, Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e Banco Safra em partes iguais.
“Era uma missão nobre e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade estar na linha de frente dessa pandemia. Mas com a dedicação e o espírito de solidariedade de todos os funcionários, conseguimos entregar o que há de melhor na medicina com um atendimento humanizado”, destaca Werner Scheinpflug, diretor no Hospital de Campanha
Já o Hospital de Campanha Parque dos Atletas, começou a operar no dia 11/05 e tem previsão de término de atividades prevista para o início de setembro. Com capacidade de 200 leitos, o Hospital custou à iniciativa privada 50 milhões, sendo a Rede D'Or São Luiz a administradora do projeto e investidora junto a Stone Pagamentos, Mubadala, Qualicorp, SulAmérica Seguros, Vale, Movimento União Rio e Banco BV, e também, responsável pela construção e gestão do hospital.