26/08/2020 às 18h13min - Atualizada em 26/08/2020 às 18h13min

PROLONGAMENTO DO HOME OFFICE PODE TRAZER RISCOS À SAÚDE DA COLUNA SE NÃO ADAPTAR SEU ESPAÇO DE TRABALHO

Fisioterapeuta Indica Cuidados que é preciso tomar com a Postura para o Novo Normal de Home Office

- 87 NEWS
Cure Fisioterapia
Andressa Palomo – fisioterapeuta da CURE – Clínica Unificada de Reabilitação– Fisioterapia e Pilates, especializada na prevenção e no tratamento de lesões ortopédicas. (https://curefisioterapia.com.br)
A solução de home office era para ser temporária mas aparentemente veio para ficar. Grandes empresas já declararam que os funcionários estarão em home office para sempre, sem data para retorno ao escritório.
 
O prolongamento de atividades de home office, sem a devida atenção à postura e ao tempo em uma mesma posição, pode trazer riscos de dores agudas na coluna.
 
Com a chegada da covid-19, muitos de nós tivemos que adaptar nossas vidas, em muitos aspectos, inclusive no trabalho.
 
A sala de jantar e a escrivaninha de casa viraram o novo escritório, muitas vezes mal adaptado, com ergonomia desorganizada. 
 
Essa desorganização pode ser vista na altura da cadeira e da mesa, por exemplo, além do uso de notebook por tempo prolongado.
 
Por estarmos ainda em adaptação em um novo ambiente, perdemos o controle do tempo, e acabamos trabalhando além do horário de expediente.
 
"O home office prolongado trouxe algumas preocupações importantes. Além de postura inadequada de trabalho, também vemos que o sedentarismo aumentou muito nesse período. Esses dois fatores juntos podem ser a combinação perfeita para desencadear dores nas costas", diz a fisioterapeuta Andressa Palomo, da Cure Fisioterapia.
 
Andressa separou algumas dicas importantes para melhorar essa condição:
 
- Crie o hábito de levantar-se com frequência. Faça pausas, num período de 2 em 2 horas de preferência. Procure caminhar em casa por alguns minutos;
 
- Tente manter os antebraços apoiados na mesa. Caso a cadeira seja baixa, você pode usar livros, ou outros objetos firmes para aumentar a altura do assento, incluindo um apoio para os pés também;
 
- Tente adaptar o monitor na altura dos olhos. Caso utilize notebook, tente providenciar um teclado, se possível;
 
- Para tornar a cadeira mais confortável e  com melhor posicionamento do tronco, você pode usar uma toalha enrolada e colocá-la na região lombar, a fim de manter a curva fisiológica desta região.
 
Andressa informa que caso esteja com dores fortes nas costas, é preciso buscar atendimento médico ou de um fisioterapeuta para avaliação das causas dos desconfortos.
 
 
 

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