Prestes a completar quatro anos de atividades em setembro, a Arki 1 é uma empresa de treinamento especializada em Google Cloud que está reforçando a atuação no mercado externo, instalando sedes em outros países. Ao mesmo tempo, a disseminação do ensino a distância e a busca das empresas por redução de custos com adoção de tecnologias na nuvem vão contribuir para o crescimento da empresa neste ano, de acordo com o fundador e CEO da Ark 1, Marcos Farias.
Se antes os treinamentos virtuais representavam 10% do total ministrado pela empresa, hoje já são 100%. "Mesmo antes da pandemia, cada vez mais via-se empresas adotando o modelo de ensino a distância para reduzir custos. No cenário pós-pandemia, a preocupação com custos e redução de deslocamentos ‘desnecessários’, a fim de diminuir riscos de contágio, ainda ficará no ar por um bom tempo", afirma Farias.
Ele lembra que há uma série de tecnologias voltadas à redução de custos por meio da utilização da computação em nuvem. "Isso tudo representa um componente de otimização de recursos, sejam financeiros, humanos ou de materiais, muito relevante num cenário econômico normal e adquire contornos ainda mais especiais em um cenário de grave crise econômica como o atual", reforça.
No geral, a clientela da Arki 1 é composta por companhias de grande e médio portes, dos setores fabril, financeiro, de saúde e do varejo, que precisam treinar as equipes para implementar ações que as ajudem a recuperar mais rapidamente o ponto de equilíbrio financeiro. "Há uma procura alta e a tendência é aumentar", diz o CEO da Arki 1. "Também já tive turmas fechadas por startups, que buscavam garantir o uso, pelos colaboradores, das últimas tecnologias disponíveis e respectivas melhores práticas", conta.
A Arki 1 é uma companhia Google Cloud Authorized Training Partner e que atua com foco na América Latina, mas eventualmente é contratada para ministrar treinamentos para empresas instaladas em outros continentes. Tem como clientes empresas como Renault, SulAmérica, FCA, Banco Votorantim, Ethus Digital e TemBici.
Empresa parceira
Com treinamentos sempre bem avaliados, foi considerada Google Cloud Authorized Trianing Partner of the Year em 2019 e teve um dos instrutores escolhido pela gigante da tecnologia como o melhor da América Latina. A parceria com o Google, no entanto, é anterior à Arki 1. O fundador foi contratado pela gigante da tecnologia para ministrar treinamentos na América Latina, em português e espanhol, para uso de um produto chamado Google Search Appliance - o primeiro criado pela Google para atender as necessidades do mundo corporativo.
Um ano depois, foi selecionado novamente pela Google para ensinar aos parceiros da empresa na região metodologias e boas práticas para o êxito de projetos de deployment com a adoção de G Suite, então chamado Google Apps.
Farias diz que a Arki 1 tem uma posição consolidada no mercado, no que se refere a treinamentos de tecnologias em nuvem do Google. "Por estas tecnologias não refere-se a Adwords ou Adsense, mas sim ao Google Cloud Platform e ao G Suite, suíte de colaboração e produtividade desenvolvida pela gigante do Vale do Silício", conta.
FICHA
Fundação: setembro de 2016
Faturamento: não revela, mas a expectativa é de triplicar a receita neste ano
Número de funcionários: 15
Principais clientes: Renault, SulAmérica, FCA, Banco Votorantim, Ethus Digital e Tem Bici.
Perfil de clientes: companhias de grande e médio portes, do setores fabril, financeiro, de saúde ou do varejo, que precisam treinar as equipes para implementar ações que as ajudem a recuperar mais rapidamente o ponto de equilíbrio financeiro.
Diferenciais: empresa Google Cloud Authorized Training Partner; elogiada pelos alunos, foi premiada em 2019 como Regional Google Cloud Authorized Training Partner of the Year para América Latina; também teve um colaborador escolhido pela Google como Melhor Instrutor Google Cloud na América Latina.
Onde atua: foco de atuação no Brasil e América Latina, mas eventualmente ministra treinamentos para empresas de outras regiões. Isso já ocorreu para empresas na Alemanha, Espanha, Inglaterra e Índia.
Expansão: abertura de filial no México e em outros três países que não revela por questões estratégicas.