Com a chegada do Coronavírus, muita coisa mudou na rotina do brasileiro e é impossível ver ao menos uma pessoa que não tenha sido afetada - direta ou indiretamente - pela pandemia. Muitos estabelecimentos fecharam suas portas, hospitais e leitos de UTIs superlotados e um número cada vez mais crescente de infectados - bem como de óbitos causados pela doença.
Segundo o Consórcio de Veículos de Imprensa, o Brasil já ultrapassa mais de 100 mil mortes por coronavírus confirmadas. O levantamento foi feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
Diante deste cenário, é o momento de assumir um papel de protagonista e fazer a diferença para contribuir com o crescimento do país. Foi pensando nisto que a startup joinvilense Treasy lançou a campanha #TreasyContraCovid19.
A ideia foi de lançar o desafio de arrecadar o máximo de fundos possível para a fabricação e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Deste modo, a campanha teve o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde dos mais diversos estados do Brasil na luta contra a Covid-19.
Entretanto, tão importante quanto focar na arrecadação, está também a prestação de contas e quem fez parte do grupo de pessoas que ajudou nesta empreitada.
O total arrecadado
Durante o mês em que a campanha esteve em vigência, a Treasy conseguiu engajar 79 apoiadores, responsáveis pela arrecadação de R$9.660,00. Desta maneira, a doação veio em excelente momento para redirecionar toda a verba na aquisição de equipamentos de proteção individual, como Face Shields (máscaras com grandes viseiras de acrílico).
“Nenhum de nós tem controle sobre o que acontece; fatos são apenas fatos. Mas cada um de nós pode escolher como reage frente a um acontecimento. Em um momento como este, podemos nos esconder em nossas casas e ‘hibernar’ como um grande urso, que entra em sua toca e espera o inverno passar ou arregaçar as mangas e ‘colaborar’ como pequenas formigas que unidas criam verdadeiras ‘civilizações’”, afirma Gilles B. de Paula, CEO da Treasy, empresa catarinense que fornece soluções para Gestão Orçamentária de pequenas e médias empresas em todo o Brasil.
“Sabemos que o valor arrecadado bem como o número de equipamentos doados representam uma ínfima parcela do que o país (e o mundo) precisam neste momento, mas com mais ações como estas, podemos superar isso tudo em muito menos tempo. A pandemia é um fato. Como reagiremos frente a ela, é uma escolha!”, complementa.
Sobre a doação
Com o valor arrecadado, a startup conseguiu, primeiramente, a compra de 400 máscaras Face Shields, fabricadas em parceria com a Casa Z, empresa também de Joinville de impressões 3D para decoração. A quantidade também se deu pelo alto número da procura do equipamento neste período.
A parceria CasaZ, além de ter fornecido os produtos a preço de custo, também está doando a mesma quantidade adquirida pela doação, ou seja, dobrando o número total de máscaras doadas.
Sendo assim, foram doados, no total, 800 máscaras Face Shields para os sete estados mais atingidos no Brasil: Amazonas e Pará (Norte), Ceará e Pernambuco (Nordeste), Goiás (Centro-Oeste), Rio de Janeiro (Sudeste), e Santa Catarina (Sul).
Para Amanda Bittencourt, diretora administrativa da Casa Z, a possibilidade de ajudar com seus próprios equipamentos foi oportuna e necessária. “Nós ficamos muito felizes em fazer parte da iniciativa da Treasy em doar equipamentos de proteção para ajudar os profissionais de saúde a combater a Covid-19. A flexibilidade do processo de impressão 3D possibilitou que o nosso parque fabril, atualmente o maior do Sul do Brasil, deixasse de produzir objetos de decoração para se transformar em uma unidade de fabricação de face shields, que é um equipamento de proteção individual usado por profissionais da saúde para cobrir o rosto e aumentar a durabilidade das máscaras N-95”.
“Com essa parceria, a Treasy adquiriu as máscaras de proteção através da doação, não tínhamos como não dobrarmos e maximizar ainda mais essa ajuda. Isso só me mostra o quanto a tecnologia e colaboração juntas são capazes de salvar o mundo”, finaliza.
Doadores do projeto
Na ocasião, como forma de também de validar e dar importância à contribuição, foi pedido para fazer os doadores deixassem seu depoimento na participação do projeto. Com isso, uma grande rede empresária engajada e forte no combate à pandemia foi se formando. "Fico muito feliz em participar desta campanha. Gosto muito de ajudar diversos projetos, portanto sempre que fizerem fico à disposição para ajudar com o que conseguir", foi o que disse Anderson Dienstbach, empresário da cidade de São Leopoldo/RS e um dos doadores da campanha.