17/08/2020 às 19h25min - Atualizada em 17/08/2020 às 19h33min

Livro trata da importância da Fisioterapia Respiratória, inclusive no tratamento da COVID-19

Fisioterapia respiratória aplicada ao paciente crítico: manual prático aborda as principais técnicas respiratórias aplicáveis em pacientes críticos, incluindo os acometidos pelo novo coronavírus

DINO
https://www.manole.com.br/
George Sarmento durante palestra online


A Fisioterapia Respiratória pode ser traduzida como um conjunto de técnicas cujo objetivo é prevenir e recuperar as funções respiratórias, promovendo qualidade de vida. O novo livro da editora Manole Fisioterapia respiratória aplicada ao paciente crítico: manual prático chega com o propósito de apresentar as principais temáticas em Fisioterapia Respiratória referentes ao paciente crítico, incluindo dois capítulos sobre os tratamentos da área para vítimas da COVID-19. Segundo especialistas, os métodos são indicados mesmo para doentes menos graves infectados pelo novo coronavírus.

O livro traz os procedimentos desde a admissão do paciente no hospital, passando pela alta até as manobras recomendáveis no retorno à casa. São listados exercícios de expansão pulmonar, higiene brônquica e ventilação mecânica, explicados por profissionais de relevância nacional e internacional. Manejo ventilatório em condições específicas, como na doença obstrutiva, em cardiopatias e na síndrome do desconforto respiratório agudo também está entre os temas tratados.

Fisioterapia respiratória aplicada ao paciente crítico: manual prático deixa clara a relevância das técnicas de Fisioterapia Respiratória para a tomada de decisões baseadas em evidências, com o objetivo de prestação de assistência apropriada.

Os capítulos foram elaborados de forma didática e ilustrados com gráficos, tabelas e algoritmos, fazendo da obra uma importante ferramenta não só para profissionais da Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva como para estudantes.

Sobre os editores:
Editor: George Jerre Vieira Sarmento é coordenador do Serviço de Fisioterapia do Hospital São Luiz Jabaquara, presidente do Departamento de Fisioterapia da AMIB - Gestão 2020/2021 e especialista em Fisioterapia Respiratória pela UNICID. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em catálogos de eventos. Sarmento é autor de 13 livros na área de Fisioterapia Intensiva.

Editor Associado: André Luiz Lisboa Cordeiro é doutor e mestre em Medicina e Saúde Humana pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). É especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO e docente da Faculdade Nobre, da Universidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) e da EBMSP.



Website: https://www.manole.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp