14/08/2020 às 11h40min - Atualizada em 14/08/2020 às 11h40min

Lideranças de Cocal do Sul integram encontro para elaboração do Plano de Desenvolvimento

Antonio Roseng - 87 News
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cocal do Sul
Encontro virtual reuniu mais de 50 representantes de categorias do município (Fotos: Reprodução)
Os principais desafios, as maiores potencialidades e os grandes sonhos para a cidade de Cocal do Sul estiveram em pauta na tarde desta quarta-feira (12/8) no primeiro encontro virtual realizado em prol da elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional da Amrec. Iniciados na terça-feira (11/8), os encontros reunirão até a próxima semana lideranças políticas e empresariais das 12 cidades que compõe a Associação dos Municípios da Região Carbonífera para a primeira fase de elaboração do Plano que norteará as ações dos próximos dez anos.
 

O Plano será desenvolvido a partir do trabalho da Unesc em parceria com o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) em sete etapas, sendo os encontros iniciais com os municípios, ponto fundamental na fase de Diagnóstico dos cenários.
 

Na ação realizada em sala virtual nesta tarde a equipe da Unesc comandou o grupo de forma a estimular a participação de todos no apontamento de desafios, potencialidades e sonhos para Cocal do Sul. Em diferentes momentos, divididos em grupos menores ou diante de toda a equipe, os participantes puderam contribuir com opiniões e pontos de vista que formaram já um primeiro documento que integra o projeto.
 

Para embasá-los ao longo do encontro, os participantes assistiram também explanações dos coordenadores do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico, Thiago Fabris e Melissa Watanabe com dados sobre o cenário regional e sobre macrotendências nacionais e internacionais.
 

Nos dados apresentados os representantes mostraram ainda indicadores gerais de Cocal do Sul. Conforme Thiago, a cidade conta, conforme dados de 2018, com 613 empresas formais e 5.114 empregos formais. O salário médio mensal dos trabalhadores, conforme os números levantados, é de 2,7 salários mínimos e o PIB percapta R$ 42.920.

 

Potencialidades apontadas
 

A partir das provocações e conversas da tarde o grupo elencou algumas das principais potencialidades de Cocal do Sul e como o município colabora com a região. Divididos entre os eixos de Turismo, Economia e Cidade, os resultados foram os seguintes:
 

·         Turismo: Religioso; Rural; Casa do Doce; Castelo; Cervejaria; Belezas naturais; Cidade entre Litoral e Serra.

·         Economia: Indústria Cerâmica; Indústria Metal Mecânica; Desenvolver Cerâmica Artística; Possibilidade de Polo Seco; Serviços; 4 áreas industriais.

·         Cidade: Acolhedora; Potencial urbano; Plano diretor; Ruas pavimentadas; Colégio referência; Mão de obra qualificada.

 

Sonhos vislumbrados
 

Já com relação aos sonhos vislumbrados para o futuro próximo, os dez anos que se seguem, o grupo colocou "no papel" as ideias e desejos para a cidade. Desta vez as contribuições foram divididas entre os eixos de Inovação, Infraestrutura e Educação e Segurança.

 

·         Inovação:
 

Inovação e desenvolvimento da tecnologia;

Desenvolvimento das indústrias/cidade inteligente;

Mobilidade Inteligente;

Eficiências Energéticas Soluções coletivas e individuais para economia e/ou geração de energia;

Estímulo em inovação e tecnologia promovendo ao jovem o empreendedorismo;

Incentivo ao empresário do próprio município, porque a estrutura já existe;

Tecnologia voltada a saúde e educação de qualidade.

 

·         Infraestrutura:
 

Infraestrutura avançada em toda a região;

Binário finalizado com uma grande melhora do trânsito central;

Iniciar um trabalho de aproximação entre a comunidade a empresa Eliane para desenvolver trabalhos com artesãos e artistas locais, utilizando a cerâmica como base;

Desenvolver uma cultura da produção local, um marketing que enxergue as coisas boas que a cidade tem;

Preservar a atividade industrial sem prejuízo da qualidade de vida da população;

Mais estrutura habitacional para classe menos favorecida;

Um parque, um centro de eventos para que a Cocal Fest seja sempre no mesmo local, que tenhamos um local para ir aos domingos com a família.

 

·         Educação e Segurança
 

Quero um município que apareça em todos os índices da economia, fortalecendo ainda mais a educação do município para que tenha ainda mais qualidade;

Sonha com a segurança dos cidadãos, das crianças que são o futuro;

Busca de incentivos para a volta da universidade cerâmica em parceria com o IMG;

Meu sonho para cocal é com mais oportunidades para os jovens;

Qualidade da educação básica, boa infraestrutura em nossas escolas municipais aliada a tecnologia para que desenvolva e transforme nossos jovens para alavancar mais ainda as potencialidades e a cultura do nosso município.
 

Entusiasmo com os primeiros resultados
 

Conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, toda a equipe da Universidade envolvida na ação está entusiasmada com os resultados iniciais. "Esses primeiros momentos já têm nos mostrado como será profícuo nosso Plano. A equipe está simplesmente apaixonada com a riqueza das contribuições feitas pelos participantes. Gratidão é a palavra", comentou ao final do encontro.

Para o prefeito de Cocal do Sul e presidente da Amrec, Ademir Magagnin, o encontro foi produtivo e surpreendente. "Esse modelo de trabalho é novo para nós. Por isso tínhamos a preocupação de como seria a participação e de como chegaríamos aos indicadores necessários para esse processo. Fico muito feliz com a participação de mais de 50 pessoas que puderam trazer à tona a realidade do município em busca da preparação de um futuro diferente, que será possível com esse planejamento", pontuou.

Nesta quinta-feira (13/8) será dia de a cidade de Forquilhinha ser o foco dos debates. Já na sexta as atenções se voltam aos municípios de Orleans e Nova Veneza.

Os interessados em contribuir com o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec podem o fazer respondendo a Consulta Pública. O questionário online pode ser acessado aqui (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYOo6OPOkVriOOscjybphu5ynlEZHz4JerHL5FN8EhbRf1Kw/viewform) ou no site da Universidade, logo na página inicial entre os banners que aparecem no todo da página.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp