12/08/2020 às 21h06min - Atualizada em 12/08/2020 às 21h06min

Luzes no céu surpreendem moradores em diversos lugares do Brasil

Pequenos satélites do projeto Starlink viraram assunto no Twitter

Bianca Bertoli - 87 News
NSC TOTAL

O aparecimento de um fio de luzes no céu chamou a atenção de moradores em diversos pontos do Brasil na noite desta quarta-feira (12). Os pontos luminosos surgiram por volta das 19h e surpreenderam internautas, que relataram o episódios no Twitter. Enfileiradas, as luzes desapareceram pouco tempo depois de serem vistas.

O fenômeno não é desconhecido pela ciência e aconteceu no começo deste ano na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. À época, o diretor do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza, explicou que as luzes se tratam de reflexos do sol reproduzidos por pequenos satélites do projeto Starlink, da empresa americana SpaceX.

O projeto consiste em uma constelação de satélites artificiais que deve ficar em órbita terrestre baixa e permitir uma rede universal de internet banda larga.

– Os satélites são pequenos e estão em baixa altitude. Eles são visíveis principalmente logo depois do pôr do sol ou um pouco antes do sol nascer, quando refletem muito a luz do sol. Como estão muito próximos um do outro, formam quase que um colar no espaço – explicou.

Segundo Silvino, os satélites têm magnitude – medida do brilho na astronomia – aproximada de 1, menos intensa que a do planeta Vênus (-4) e da lua (-12) – quanto menor o número, mais intenso o brilho. O professor detalha que os satélites dão uma volta à Terra a cada 90 minutos.

– Como ele está formando cordão, é bem visível. Se passasse um só, talvez muitos nem percebessem, mas como são vários atrás do outro, fica mais visível. O pessoal ainda vai levar muito susto – brincou o observador.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp