Uma startup que atua na área de saúde, criada em Curitiba, tem alcançado resultados positivos no combate ao novo coronavírus em Penedo, Alagoas. Segundo dados levantados pela empresa PGS Medical junto a secretarias estaduais de saúde, divulgados até 30 de junho, Penedo teve 1,14 mortes para cada 20 mil habitantes, contra 6,14 mortes a cada 20 mil habitantes em Alagoas e 6,9 mortes a cada 20 mil habitantes no Nordeste - ou seja, um índice 531% menor.
Os números registrados em Penedo também estão 30% abaixo dos registrados em cidades de outras regiões com incidência inferior de mortes, como Curitiba, no Sul, que registrou 1,52 morte para cada 20 mil habitantes.
Segundo o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, os resultados foram possíveis devido a um programa de saúde desenvolvido na cidade em parceria com a PGS Medical, empresa curitibana. “O software alerta os técnicos em saúde sobre a data de retorno, avaliações que deverão ser feitas em cada paciente como, rotina, medicamentos, alimentação e quadro clínico. O atendimento está sendo feito em domicílio e todos os técnicos paramentados para as visitas com segurança”, explica Marcius.
Implantado em agosto de 2018, o projeto reduziu em 61% o número de internações e 91% o número de atendimentos de urgência dos doentes crônicos até maio de 2020.
O programa tem como foco pacientes portadores de doenças crônicas, que são um dos principais grupos de risco - segundo um estudo recente da OMS (Organização Mundial da Saúde) (https://www.who.int/ncds/management/time-to-deliver/en/), 71% das mortes no mundo ocorrem por doenças crônicas.
Os doentes crônicos representam 91,5% dos mortos por Covid-19, de acordo com estudo supervisionado pela OMS na China (http://weekly.chinacdc.cn/en/article/id/e53946e2-c6c4-41e9-9a9b-fea8db1a8f51).
Como funciona - Em Penedo, estes pacientes recebem um atendimento especial por meio de uma plataforma de gestão de cuidados desenvolvida pela PGS Medical, que garante a continuidade de tratamento e acompanhamento constante seguindo protocolos do Ministério da Saúde.
Segundo Wagner Marques, da PGS Medical, o acompanhamento de pessoas dos grupos de risco é uma das medidas mais eficazes no combate ao novo coronavírus. “Dar atenção ao acompanhamento de doentes crônicos é o que se deveria estar fazendo. No entanto, não é o foco de todos os governadores, prefeitos e secretários de saúde”, afirma.
PGS Medical - Primeira startup público-privada, criada a partir da regulamentação da Lei de Inovação, com o propósito de desenvolver tecnologias e implantar novos processos na área de saúde pública no Brasil.
O objetivo é a redução do encaminhamento do paciente para tratamentos de média e alta complexidade, a integração e a análise compartilhada dos diagnósticos, melhor performance no uso de equipamentos e infraestrutura, além da prevenção substancial das doenças crônicas.