20/07/2020 às 20h51min - Atualizada em 20/07/2020 às 20h51min

Bom Jardim da Serra decreta ‘lockdown’ por sete dias

Município da Serra catarinense determinou o fechamento de atividades não essenciais a partir desta segunda-feira (20); seis casos estão em investigação

- 87 News
ND MAIS

O município de Bom Jardim da Serra iniciou nesta segunda-feira (20) um lockdown, que deve durar sete dias. A medida é parte do decreto 111/2020 assinado pelo prefeito Serginho Rodrigues de Oliveira (PTB) no domingo (19).

Podem funcionar, segundo o decreto, apenas serviços de abastecimento de água, luz e esgoto, assistência médica e hospitalar, farmácias, supermercados e postos de gasolina. O último sem que haja o funcionamento de lojas de conveniência. Restaurante e lanchonetes podem atender apenas somente no sistema delivery.

Além disso, pontos turísticos como o Mirante da Serra do Rio do Rastro, também não poderão receber visitantes. O decreto reforça ainda a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro de estabelecimentos comerciais e na rua. Serviços de processamento de dados ligados a serviços essenciais também podem funcionar.

Os serviços da prefeitura também foram afetados, funcionando neste período apenas em regime interno. Para o contato com os moradores foram disponibilizados os seguintes telefones: prefeitura (49) 3232.0197, unidade básica de saúde (49) 3232.0195 e hospital (49) 3232.0277.

As medidas têm como base duas portarias: do Ministério da Saúde com orientações gerais sobre controle da doença e um texto publicado em conjunto entre o Ministério da Economia e da Secretaria Especial da Previdência e do Trabalho. Nele são estabelecidas de combate à Covid-19 no ambiente de trabalho.

O decreto considera ainda os decretos estaduais nº 562 e nº 630. O primeiro deles declarou estado de calamidade pública em todo território catarinense. Já o segundo institui que as prefeituras possam editar medidas próprias para o combate à pandemia.

Município investiga seis casos

Bom Jardim da Serra registou apenas um caso positivo para a doença até o momento. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, o paciente diagnosticado em junho já está curado. No momento, seis moradores são monitorados pela secretaria com suspeita para a doença.

O município fica na região da Serra, avaliada pelo governo do Estado na plataforma Gestão de Saúde como de risco potencial grave para a Covid-19.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp