A quarentena e o mundo pós-pandemia acertou em cheio duplas, cantores e bandas que não estavam preparados para o mundo digital em 2020. Sem agendas de shows, festas agropecuárias e outras festividades a música adquiriu outro formato - agora ela é digital. E, se antes distribuir a música em plataformas de streaming era uma história a ser explorada, hoje é um item que faz parte da lição de casa de agências e artistas do mundo.
Plataformas como iTunes, Spotify, Deezer outras tomaram a frente e vêm se destacando na distribuição digital, recebendo pela rede mundial de internet milhares de músicas diariamente.
As vantagens da distribuição digital de música se mostram tanto na rapidez quanto no alcance. Com cliques profissionalizados as músicas são enviadas às lojas digitais e entregue a ouvintes que podem escutar por streaming, baixar e até mesmo comprar músicas online. O sucesso da receita tem sido sentido por artistas de todos os gêneros, que tem ao seu lado, agências de marketing digital - especializadas em músicas - as quais vem afunilando a concorrência com técnicas cada vez mais habilidosas para alavancar singles e álbuns.
De acordo com Eriton Bezerra diretor da New Music Digital - agência de marketing especializada em músicas: "Existe hoje um volume muito grande de produção musical no mundo e, com as facilidades trazidas pela internet, muitas pessoas talentosas têm perdido oportunidade de alcançar o público por não ter um apoio correto para utilizar essas ferramentas."
A distribuição feita por profissionais traz visibilidade e reconhecimento para os compositores e intérpretes fazendo com que as melodias cheguem aos ouvidos de quem mais importa, ou seja, os consumidores. Dessa forma, percebe-se que ter um serviço profissional e de qualidade é um grande propulsor para construir uma carreira musical de sucesso. Embora essa não seja a única forma, pode-se dizer que é um excelente ponto de partida para o mercado da música em meio ao novo "normal".