Para responder essa pergunta é preciso identificar quais são os bens tangíveis e intangíveis mais valiosos para as empresas hoje. Décadas atrás, os ativos físicos das empresas representavam maior parte do seu patrimônio. Hoje, entretanto, a situação é outra: o valor das maiores empresas é composto, majoritariamente, por ativos intangíveis, tais como as marcas dessas companhias.
A situação no Brasil não é diferente. De acordo com o ranking da BrandZ Brasil, realizado pela WPP e Cantar, as 60 marcas mais valiosas do Brasil somaram U$ 69,9 Bilhões em 2019.
Diferentemente de bens físicos, as marcas não podem ser simplesmente substituídas. O valor da marca depende da reputação da empresa, que se consolida com anos de atuação no mercado.
Por essa razão, o registro de marca é essencial para assegurar que esse ativo, fruto de anos de trabalho, permaneça na empresa.
O registro no INPI é a única forma de garantir essa proteção. Afinal, o sistema de registro no Brasil é atributivo de direito, ou seja, a propriedade sobre a marca só é adquirida pelo registro, conforme define o art. 129 da LPI.
O registro da marca pode ser feito de forma totalmente online. Por isso é recomendado que o empresário entre com o processo o mais rápido possível, garantindo a proteção da sua marca.
Infelizmente hoje, 64% dos processos de registro protocolados sem um procurador são indeferidos pelo INPI. Por essa razão, recomenda-se a contratação de serviços especializados. Nesse contexto, a startup Marca Segura, especializada em registro de marca, vem ganhando destaque no cenário nacional. Com uma plataforma totalmente online (www.registromarcasegura.com.br), a empresa consegue oferecer o serviço por um preço até 70% mais barato que o da concorrência. Em 2019, a empresa teve um crescimento de 240% em seu faturamento e planeja continuar em expansão pelos próximos anos.