06/07/2020 às 16h30min - Atualizada em 07/07/2020 às 06h21min

Voluntários da ‘Casa de Fátima’ se unem para ajudar comunidade e amenizar o isolamento social

Além de ajudar com distribuição de alimentos, voluntários também prestam apoio emocional e ministram cursos gratuitos.

DINO
https://www.casadefatima.org/
Reunião na Casa de Fátima antes da da pandemia


Durante o período da pandemia de Covid-19 muitas pessoas estão buscando meios para ajudar os mais afetados e, a partir da união de voluntários, surgem iniciativas como a dos membros da Casa de Fátima no Rio de Janeiro.

Mantida pelo Instituto do Estudo da Filosofia de Fátima (IEFF CASA DE FÁTIMA) a entidade ajuda a comunidade carente com entregas de cestas básicas e doação das roupas do brechó.
Além da ajuda com alimentos, a entidade presta atendimento fraterno nos casos de violência doméstica e do sofrimento psíquico causado pelo isolamento social.

"Realizamos todo esse atendimento respeitando sempre as solicitações dos órgãos públicos referentes à luta contra o coronavírus", explica o médium Fernando Ben, fundador da Casa de Fátima.

Ações sociais e apoio emocional

Atualmente mais de quarentena voluntários, entre diretoria e membros da sede, integram o trabalho de voluntariado nas ações sociais e apoio emocional.

"Levando em conta os grupos de estudos filiados à casa e sua filial, estimamos mais de 400 voluntários diretos, fora os que nos ajudam nas atividades com maior número de visitantes. Entre os voluntários constam pessoas de todos os níveis sociais e profissões como advogados, publicitários, policiais, comerciantes, donas de casa, pedreiros, professores, todos amantes do estudo de filosofia e ações sociais", explica Fernando Ben.

Antes ele recebia as pessoas em sua casa, uma quitinete em Sepetiba, mas os vizinhos reclamavam da quantidade de carros e pessoas na rua estreita. Para poder atender melhor as pessoas que buscavam ajuda, o médium e outros voluntários começaram a buscar um novo espaço.

"Nesta ocasião, eu e a advogada Maura Freire nos dedicamos a encontrar este espaço, sem ela inclusive não teria condições de dar este passo. Com a fundação legal da Casa, foi registrado em ata a Filosofia de Vida que nutria o pensamento do grupo, a Filosofia de Fátima", disse.

A entidade se tornou a primeira filosofia religiosa da cidade do Rio de Janeiro e a segunda do estado.

Cursos gratuitos

De acordo com Fernando Ben, a Casa de Fátima conseguiu manter os cursos gratuitos para a comunidade, mesmo em meio a todas as dificuldades.

"Como o bairro de Sepetiba é distante do centro da cidade, sempre tivemos dificuldade em conseguir parceiros, porque a casa não pode pagar os profissionais para os cursos e dependemos de pessoas interessadas na prática do bem comum. Até o momento depois do início desta pandemia, podemos contar ainda com o curso de Jiu-jítsu, desenho artístico, violão e com uma novidade", disse.

Ele também afirmou que irá ministrar um curso básico de fotografia para pessoas que precisam voltar ao mercado de trabalho.

"Todos os cursos são gratuitos e focam no desenvolvimento dos considerados invisíveis pela sociedade", esclarece.

Segundo Ben, o estudo da Filosofia de Fátima tem como base dois pilares: ação social e estudo de filosofia.
"Mas, como fundador trago crenças de outras religiões e que são compactuadas pelos demais membros, sendo assim realizadas reuniões de cartas psicografadas e de orações para cura espiritual. Tendo como foco primordial o alívio, o consolo as pessoas que nos visitam, pois jamais foi cobrado qualquer valor de nenhuma das pessoas. Seguimos a máxima de Jesus: dai de graça o que de graça recebeste", finaliza Fernando Ben.

Sobre

A Casa de Fátima está localizada na rua Paulo Transini, 36, no bairro de Sepetiba, na cidade do Rio de Janeiro.
Em Pedro Osorio no Rio Grande do Sul existe um trabalho semelhante ao realizado no Rio de Janeiro.
Também existem grupos de estudo da Filosofia de Fátima espalhados em dezenas de cidades dentro e fora do Brasil.

Mossoró (RN), Lages e Palhoça (SC), Porto Alegre e Pelotas (RS), São Paulo e Atibaia (SP), são algumas das cidades brasileiras atendidas.

Fora do país a Filosofia de Fátima realiza estudos e trabalhos através dos grupos de Barcelona e Madrid na Espanha, Lisboa e Porto em Portugal, Paris na França, Buenos Aires na Argentina e Cumaqui no Japão, entre outras.

Foto: Maura Freire



Website: https://www.casadefatima.org/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp