02/07/2020 às 14h31min - Atualizada em 02/07/2020 às 14h31min

​Idosos de Cocal do Sul mantem rotina de atividade física mesmo em casa

Antonio Roseng - 87 News
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cocal do Sul
Com a pandemia de COVID-19, as atividades do dia a dia foram alteradas e muitos ainda estamos nos adaptando ao chamado “novo normal”. O que já é desconfortável para muitos, é ainda mais complicado e precisa de mais atenção para faixa de idade acima dos 60 anos, que é considerada grupo de risco. Em Cocal do Sul, por exemplo, cerca de 320 idosos mantinham uma rotina de convivência e de atividades oferecida pela Secretaria de Assistência Social, que agora precisou ser alterada. O local de convivência, virou Centro de Triagem do Corona Vírus, e os participantes precisaram fazer isolamento social para evitar a contaminação e a propagação da doença.

Hoje o contato é virtual, onde aproximadamente 150 idosos estão recebendo aulas em casa. A turma está dividia em seis grupos de Whatsaap, onde toda semana eles recebem três vídeos com orientações sobre alongamentos e atividades físicas. O projeto Movimente-se em Casa, é uma forma de manter as atividades e a convivência dos participantes dos grupos de idosos.

Apesar da aproximação a Secretaria de Assistência Social ainda enfrenta dificuldades com a tecnologia. "Temos 320 participantes no grupo de idosos, porém participando do projeto a distância temos 150, pois os demais não têm celular ou internet", afirma a coordenadora do grupo de Idosos, Zuleide Tavares Maximiano. Segundo ela, o retorno dos que estão participando tem sido ótimo. “Eles estão amando. Vem sendo uma forma de mantermos contato e de compartilhar um pouco de carinho com todos”, disse a coordenadora.

Uma dessas participantes é a dona Sonia Maria Borba de Souza, de 62 anos, moradora do bairro Vila Nova. Ela relata que a distância grupo traz saudades. "Eu sinto dor no peito de saudade da equipe, dos nossos bailes" revela. Segundo ela, as aulas e o grupo do whatsapp ajuda a amenizar a saudade. Sobre as atividades, ele explica que não faz só as segundas, quando recebe, e sim em outros dias da semana. "A gente se cumprimenta, manda mensagens, e vai seguindo as orientações. " Nesse friozinho as vezes bate uma preguiçinha, mas aí a gente recebe a aula e já levanta e vai fazer" relata.

As aulas são ministradas pelos professores Aleksandro Montini e Ismaillin Amador da Rosa. Eles fazem as gravações todas as sextas-feira e distribuem as segundas. Na rotina estão cinco exercícios de alongamentos e cinco exercícios específicos daquela semana. “Dividimos por grupos musculares. A gente explica e vai fazendo. Depois pedimos um retorno, se elas estão fazendo. Ai tem umas que respondem que estão fazendo todos os dias e ainda avisam que estão esperando o próximo”, explica Montini. O professor revela que ainda aguarda um retorno em vídeo no grupo de whatsapp. “Seria uma forma de ficar mais divertido e dinâmico”, opina.

Para o secretário interino de Assistência Social, Juarez Fogaça, a atitude é salutar diante do cenário que estamos vivendo atualmente. “Nossos queridos idosos têm que ficar no recolhimento em função do COVID-19. Muito deles até da família. Nós queremos proporcionar um movimento mesmo eles estando em casa. Feito com muito carinho, onde semanalmente eles receberam exercícios para executarem em seus lares, diante de seus familiares e isso nos tem deixado muito feliz”, comenta o secretario que diz que as respostas já estão sendo recebidas de forma muito positiva. “Eles estão amando o projeto, fazendo com que eles fiquem mais próximos de nós, da equipe, dos seus amigos e eles se sentem valorizados, pois afinal continuamos dando atenção”, conta Juarez.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp