O curso de Sistemas de Informação da Esucri realizou uma atividade estruturada no conceito de Metodologias Ativas, com foco no contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A prática fez parte da disciplina de Redes de Computadores I e contou com a colaboração de uma empresa com matriz em Criciúma, que cedeu uma planta de sua área industrial, servindo de base para o estudo.
O professor Arildo Sônego propôs um desafio que consistia em projetar uma rede de computadores, pautada em tecnologias vigentes e que atendesse às necessidades de conectividade da organização. “O resultado foi sensacional, com uma participação efetiva dos alunos que colocaram seus conhecimentos e sua criatividade em prática”, explica.
Os estudantes analisaram quais seriam os possíveis problemas encontrados. Discutiram e apresentaram em equipes a solução em forma de projeto de redes e conectividade diretamente na planta baixa da empresa. Uma das características da ABP é a obtenção de conhecimento por meio da resolução de situações reais, mesclando a teoria e a prática. Além disso, a pretensão também era fixar o aprendizado e explorar os conceitos de forma mais profunda e simultânea.
"Este tipo de prática intensifica a relação com o mercado profissional, vindo de encontro ao que preconiza a nossa instituição: a valorização da formação voltada para as potencialidades da região sul catarinense", enfatizou a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Andréia Ana Bernardini.
Texto: Natasha Monteiro, sob supervisão de Amanda Ludwig/Traquejo Comunicação