25/06/2020 às 17h48min - Atualizada em 25/06/2020 às 17h48min
Secretaria de Assistência Social de Cocal do Sul registra mais que o dobro de atendimento médio no período de pandemia
Antonio Roseng - 87 News
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cocal do Sul
Divulgação Com a necessidade de isolamento social devido a pandemia do novo Coronavirus, muitas pessoas deixaram de trabalhar, e por consequência, deixaram de ter renda, passando a depender de doações e do poder público. Nesses quase três meses de cuidados redobrados devido a COVID-19, a Secretaria de Assistência Social de Cocal do Sul vem registrando um aumento dos números de atendidos. A média de famílias atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) saltou de 140 por mês, para 330, totalizou 823 atendimentos presenciais, de 30 de março até a primeira quinzena deste mês.
O cadastramento emergencial de novas famílias que passaram a se encontrar em situação de vulnerabilidade devido ao período de isolamento e perda da renda famílias, somados aos atendimentos as famílias que já eram assistidas anteriormente, também foram realizadas. De março a junho foram fornecidas um total de 510 cestas básicas, 114 caixas de leite, além dos kits de produtos de limpeza e higiene pessoal. “Foram fornecidos esses auxílios pela prefeitura e por doações de empresas, ONGs, campanhas por Lives realizas, além de doações de pessoas que se sensibilizaram com a situação e disponibilizaram as contribuições”, relata o secretário interino de Assistência Social, Juarez Fogaça, o Jura.
A secretaria também realizou a distribuição de máscaras e roupas. Foram 7.700 máscaras, sendo 5.500 confeccionadas pelo próprio CRAS e 2.200 recebidas por doações. Do período de 18 a 29 de maio, 62 famílias receberam roupas e calçados. Segundo a assistente social, Patrícia de Lucca Baschirotto, o CRAS ainda auxiliou no encaminhamento a benefícios eventuais como auxílio natalidade, kit bebê, auxílio funeral, auxílio fotografia, e no auxílio a documentações.
O CRAS de Cocal do Sul ainda conta com atendimento da Assistente Social Paula Thomaz Zavarise, e das psicólogas Cristiane dos Santos Fernandes e Jéssica Gislon Sazan.
Novos canais de atendimento
Além disso as formas de atendimento também foram ampliadas e adaptadas conforme o período de pandemia. Para a gestão de programas como Bolsa Família e Cadastro Único (CadÚnico) foram adotadas medidas como o canal de comunicação via whatsaap.
“Tomamos essas medidas para que o maior número de famílias tivesse acesso as informações”, explica Jura. Segundo ele, os atendimentos também se deram por telefone fixo, whatssap, e-mail, além de agendamentos presenciais emergenciais.
"Essas medidas foram adotadas seguindo portarias do Ministério da Cidadania para manter o isolamento social e prevenção do COVID-19, e mesmo com um grande número de atendidos realizados por todos os canais para cadastramento, atualizações, orientações e dúvidas sobre os programas sociais, todos fluíram de forma tranquila e dentro do esperado relata a responsável pelo Cad Único e Programa Bolsa Família Jane kafcka.
CREAS
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) também esteve ativo, apesar de necessário o fechamento dos equipamentos por 15 dias, para cumprimento do decreto estadual. Durante o período de isolamento foram aplicadas as medidas socioeducativas e ações a pessoas em situação de rua, trabalhando com todos os cuidados e proteções aos seus profissionais e usuários.
Foram realizadas orientações sobre Auxilio Emergencial, auxilio alimentação (cestas básicas), além de orientação as formas de proteção ao Covid-19, uso de mascaras, álcool em gel, assim como o fornecimento de materiais aos usuários atendidos no CREAS. Atendimentos referentes situações de violações de direitos, como da pessoa em situação de rua, fornecendo kit higiene e mascaras, realizado busca ativa e feito orientações em relação a saúde dessas pessoas, também foram realizados.
“Desde o início da quarentena decretada pelo Governo do Estado, uma das principais preocupações nossas foi com as famílias em situação de vulnerabilidade social”, reforça a Psicóloga Luciana Jerónimo. Para a pedagoga Luiza Helena Martins, um amplo trabalho vem sendo realizado pela a Secretaria de Assistência Social. “Estamos fazendo um amplo e complexo trabalho junto as famílias no nosso município, afim de mantermos o contato e o cuidado para prevenir o Coronavirus”, relata.
Os serviços ligados a secretaria de Assistência Social de Cocal do Sul, atendem pelos seguintes canais.